Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8897
Título: | Dimensões do conceito “Educação para a Saúde” de estudantes de sete cursos do ensino superior: efeitos da formação |
Autor(es): | Carvalho, Amâncio Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Educação para a saúde Promoção da saúde Ensino superior Concepções de estudantes Valoração Força Actividade |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade de Évora |
Citação: | In BONITO, J., org. – “Educação para a saúde no século XX : teorias, modelos e práticas : actas do Congresso Nacional de Educação para a Saúde, 2, Évora, 2008”. Évora : Universidade de Évora, 2009. ISBN 978-989-95539-3-4. p. 495-504. |
Resumo(s): | A presente comunicação resulta de uma parte de um trabalho de doutoramento mais vasto na qual se pretendia avaliar as dimensões “Valoração”, “Força” e “Actividade” relativas ao conceito de Educação para a Saúde (EpS), numa amostra de 709 alunos de 7 cursos do ensino superior. Foi utilizada uma escala diferencial semântica, tipo Osgood, composta por três sub-escalas, que caracterizavam cada uma das dimensões. Em 4 dos 7 cursos verifica-se que a formação potencia a importância dada às três dimensões de EpS, umas vez que as médias do 4º ano são significativamente diferentes (superiores) às dos 1º ano. Em 2 cursos não se verificaram diferenças significativas enquanto que num outro houve um decréscimo significativo do valor atribuído a estas dimensões. O efeito da formação é apresentado e discutido. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8897 |
ISBN: | 978-989-95539-3-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EPS_EpS 7-cursos.pdf | Artigo | 311,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |