Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/88897
Título: | Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Creative climate in the classroom: An exploratory study with pupils from elementary school |
Autor(es): | Morais, Maria de Fátima Martins, Fernanda Ferreira, Fátima |
Palavras-chave: | Clima criativo Representações Sala de aula Alunos Ensino básico Creative climate Representations Classroom Students Elementary school |
Data: | 2023 |
Editora: | Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la Salud |
Revista: | Talincrea: Talento, Inteligencia y Creatividad |
Citação: | Morais, M. F., Martins, F., & Ferreira, F. (2023), Clima criativo em sala de aula: Estudo exploratório com alunos do ensino básico. Talincrea - Revista Talento, Inteligencia y Creatividad, 9 (18), 73-88 |
Resumo(s): | Um clima criativo é um conceito frequentemente abordado na literatura e pode ser uma forma intencional de promover a criatividade, nomeadamente em contexto educativo. Proporcionar este clima criativo é fundamental desde o início do percurso escolar. Por seu lado, as representações, não sendo competências, podem condicionar atitudes e comportamentos, sendo relevante a sua avaliação, inclusivamente no âmbito da criatividade. Este estudo analisou representações sobre o clima criativo em sala e aula (incluindo a autoperceção de criatividade nesse contexto) em 245 alunos do 4º ano de escolaridade da zona norte de Portugal. Usou-se a Escala de Clima para a Criatividade em Sala de Aula (autor 1 et al., 2019). Os dados foram tratados em função do género dos alunos, do sistema público ou privado das escolas em causa, assim como da zona rural ou urbana em que estas se inseriam. Existem diferenças estatisticamente significativas para cada uma destas condições estudadas. Tais resultados de um estudo ainda exploratório podem servir futuras investigações e formações a agentes educativos. A creative climate is a concept often discussed in the literature and can be an intentional way to promote creativity, particularly in an educational context. Providing this creative climate is fundamental from the beginning of the school career. On the other hand, representations, not being skills, can condition attitudes and behaviours, making their assessment relevant including in the context of creativity. In this study representations of the creative climate in the classroom (including the self-perception of creativity in this context) of 245 students from the 4th year of schooling in the north of Portugal were analyzed. The Climate Scale for Creativity in the Classroom (autor 1 et al., 2019) was used. Data were processed according to the gender of the students, the public or private system of the schools in question, as well as the rural or urban area in which they were located. There are statistically significant differences for each of these studied conditions. Such results of a still exploratory study can be useful for future research and training of educational agents. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88897 |
ISSN: | 2448-8992 |
Versão da editora: | http://www.talincrea.cucs.udg.mx//sites/default/files/adjuntos/09_18/08_clima.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_talincrea.pdf | 448,24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |