Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88875

TítuloJornal Escolar: ferramenta de interação entre alunos/escola e comunidade e a consolidação de competências da literacia mediática
Outro(s) título(s)Jornal Escolar: tool for interaction between students/school and community and for consolidating media literacy skills
Autor(es)Batista, Deyvison Longui
Orientador(es)Marinho, Sandra
Palavras-chaveJornal escolar
Gêneros jornalísticos
Literacia midiática
Cidadania
Protagonismo
School newspaper
Journalistic genres
Media literacy
Citizenship
Protagonism
Data30-Jan-2024
Resumo(s)Este projeto de intervenção é baseado na utilização dos gêneros jornalísticos Notícia, Entrevista, Reportagem, Artigo de Opinião, Crônica, Fotografia, Editorial e Charges/Ilustração como forma de aprimorar a qualidade dos Jornais Escolares, e, por esse meio, promover a interação entre alunos e comunidade e a consolidação de competências de literacia mediática. Tal ação foi implementada como projeto de intervenção do curso de Mestrado em Cièncias da Comunicação, especialização em Informação e Jornalismo, nas aulas de Língua Portuguesa com a criação do Clube do Jornal na escola pública municipal de ensino fundamental Vercenílio da Silva Pascoal, em Vitória (ES), no Brasil, entre os meses de abril a julho de de 2023. Para tentar perceber esses processos, foi realizado um diagnóstico, a partir da observação, análise de documentos e entrevistas, além de atividades com gêneros textuais da esfera jornalística em oficinas ministrados duas vezes por semana no período do contraturno com alunos dos anos finais da educação fundamental (do 6º ao 9º ano) para que pudessem trabalhar estas modalidades textuais, por meio dos jornais impressos e de outras mídias. Os resultados apurados mostram que os processos de implementação de Jornais Escolares e de estudo dos gêneros jornalísticos no contexto escolar possibilitam ao aluno ter contato com aprendizados que são importantes para a convivência dentro e fora da escola, com o desenvolvimento de novas formas de escrita e de se comunicar. Os dados apresentados neste estudo levam a crer que a ferramenta promove, de forma positiva, a aproximação dos estudantes de conteúdos que os ajudem a explicar uma situação ou revelar as circunstâncias e de vivência e a promoção de debates e reflexões sobre as questões sociais, letramento e cidadania.
This intervention project is based on the use of the journalistic genres News, Interview, Report, Opinion Article, Chronicle, Photography, Editorial and Cartoons/Illustration as a way of improving the quality of School Newspapers, and, through this means, promoting interaction between students and community and the consolidation of media literacy skills. This action was implemented as an intervention project for the Master's degree in Communication Sciences, specialization in Information and Journalism, in Portuguese language classes with the creation of the Newspaper Club at the municipal public elementary school Vercenílio da Silva Pascoal, in Vitória (ES), in Brazil, between the months of April and July 2023. To try to understand these processes, a diagnosis was carried out, based on observation, analysis of documents and interviews, in addition to activities with textual genres from the journalistic sphere in workshops held twice a week during the after-school period with students in the final years of elementary education. (from the 6th to the 9th year) so that they could work on these textual modalities, through printed newspapers and other media. The results obtained show that the processes of implementing School Newspapers and studying journalistic genres in the school context allow students to have contact with learning that is important for coexistence inside and outside of school, with the development of new forms of writing and communicate. The data presented in this study leads us to believe that the tool promotes, in a positive way, bringing students closer to content that helps them explain a situation or reveal circumstances and experiences and promotes debates and reflections on social issues, literacy and citizenship.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de projeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88875
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Deyvison Longui Batista.pdfRelatório de projeto9,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID