Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/88875
Título: | Jornal Escolar: ferramenta de interação entre alunos/escola e comunidade e a consolidação de competências da literacia mediática |
Outro(s) título(s): | Jornal Escolar: tool for interaction between students/school and community and for consolidating media literacy skills |
Autor(es): | Batista, Deyvison Longui |
Orientador(es): | Marinho, Sandra |
Palavras-chave: | Jornal escolar Gêneros jornalísticos Literacia midiática Cidadania Protagonismo School newspaper Journalistic genres Media literacy Citizenship Protagonism |
Data: | 30-Jan-2024 |
Resumo(s): | Este projeto de intervenção é baseado na utilização dos gêneros jornalísticos Notícia, Entrevista,
Reportagem, Artigo de Opinião, Crônica, Fotografia, Editorial e Charges/Ilustração como forma de
aprimorar a qualidade dos Jornais Escolares, e, por esse meio, promover a interação entre alunos e
comunidade e a consolidação de competências de literacia mediática. Tal ação foi implementada como
projeto de intervenção do curso de Mestrado em Cièncias da Comunicação, especialização em
Informação e Jornalismo, nas aulas de Língua Portuguesa com a criação do Clube do Jornal na escola
pública municipal de ensino fundamental Vercenílio da Silva Pascoal, em Vitória (ES), no Brasil, entre os
meses de abril a julho de de 2023.
Para tentar perceber esses processos, foi realizado um diagnóstico, a partir da observação, análise de
documentos e entrevistas, além de atividades com gêneros textuais da esfera jornalística em oficinas
ministrados duas vezes por semana no período do contraturno com alunos dos anos finais da educação
fundamental (do 6º ao 9º ano) para que pudessem trabalhar estas modalidades textuais, por meio dos
jornais impressos e de outras mídias. Os resultados apurados mostram que os processos
de implementação de Jornais Escolares e de estudo dos gêneros jornalísticos no contexto
escolar possibilitam ao aluno ter contato com aprendizados que são importantes para a convivência
dentro e fora da escola, com o desenvolvimento de novas formas de escrita e de se comunicar. Os
dados apresentados neste estudo levam a crer que a ferramenta promove, de forma positiva, a
aproximação dos estudantes de conteúdos que os ajudem a explicar uma situação ou revelar as
circunstâncias e de vivência e a promoção de debates e reflexões sobre as questões sociais, letramento
e cidadania. This intervention project is based on the use of the journalistic genres News, Interview, Report, Opinion Article, Chronicle, Photography, Editorial and Cartoons/Illustration as a way of improving the quality of School Newspapers, and, through this means, promoting interaction between students and community and the consolidation of media literacy skills. This action was implemented as an intervention project for the Master's degree in Communication Sciences, specialization in Information and Journalism, in Portuguese language classes with the creation of the Newspaper Club at the municipal public elementary school Vercenílio da Silva Pascoal, in Vitória (ES), in Brazil, between the months of April and July 2023. To try to understand these processes, a diagnosis was carried out, based on observation, analysis of documents and interviews, in addition to activities with textual genres from the journalistic sphere in workshops held twice a week during the after-school period with students in the final years of elementary education. (from the 6th to the 9th year) so that they could work on these textual modalities, through printed newspapers and other media. The results obtained show that the processes of implementing School Newspapers and studying journalistic genres in the school context allow students to have contact with learning that is important for coexistence inside and outside of school, with the development of new forms of writing and communicate. The data presented in this study leads us to believe that the tool promotes, in a positive way, bringing students closer to content that helps them explain a situation or reveal circumstances and experiences and promotes debates and reflections on social issues, literacy and citizenship. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de projeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88875 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Deyvison Longui Batista.pdf | Relatório de projeto | 9,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons