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https://hdl.handle.net/1822/88853
Título: | A comunicação externa nas instituições públicas: o caso do CMIA |
Outro(s) título(s): | The importance of external communication in public institutions: the case of CMIA. |
Autor(es): | Dias, Ariana Araújo |
Orientador(es): | Balonas, Sara |
Palavras-chave: | Comunicação estratégica Comunicação externa Comunicação pública Instituições públicas External communication Public communication Public institutions Strategic communication |
Data: | 30-Jan-2024 |
Resumo(s): | A globalização e as evoluções digitais e tecnológicas que temos vivenciado nos últimos
anos, têm levado as organizações a adaptarem-se e posicionarem na sociedade de forma distinta
do que haviam feito até então (Santos, 2007). O desenvolvimento de uma boa comunicação
externa passou a ser um ponto fulcral na sobrevivência das empresas e instituições, sendo um
“suporte necessário ao bom relacionamento entre uma organização e o seu público interno e
externo” (Jacomini, 2011, p.1). Assim sendo, não se pode descartar a necessidade constante de
comunicar com os stakeholders, de forma a criar uma imagem e reputação favoráveis à
organização. Embora ainda exista uma grande resistência, as instituições públicas têm vindo a
compreender a indispensabilidade da aposta em estratégias de comunicação eficazes que
transmitam credibilidade e reputação aos cidadãos.
Neste sentido, o presente Projeto de Ação tem como principal objetivo estudar a importância que
a criação e implementação de um projeto estratégico pode ter na eficácia da comunicação externa
do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e do Parque Ecológico Urbano. Para tal,
seguiu-se a metodologia de Investigação-Ação de Coutinho (2014).
Numa fase inicial, realizou-se o diagnóstico à situação atual do CMIA e do Parque através da
análise de documentos fornecidos pela unidade, da entrevista realizada à diretora do CMIA e de
um inquérito por questionário direcionado à população vianense. Após a análise dos dados,
considerou-se que a fraca adesão da população perante as atividades promovidas pela unidade
era uma fraqueza que podia ser trabalhada e, nesse sentido, foi planificado e implementado um
plano estratégico de comunicação externa, com o intuito de promover um workshop de
culinária junto da população vianense.
Implementado o plano, compreendeu-se que houve um aumento de visibilidade e notoriedade do
CMIA e do Parque junto da população, tendo-se verificado um aumento de participantes nas
atividades promovidas pela unidade. Assim, este projeto demonstrou a importância que a criação
de estratégias de comunicação tem na promoção de eventos desenvolvidos pelo CMIA e pelo
Parque Ecológico Urbano. Globalisation and the digital and technological developments we have experienced in recent years have led organisations to adapt and position themselves in society in a different way to what they had done before (Santos, 2007). The development of good external communication has become a key point in the survival of companies and institutions, being a "necessary support for the good relationship between an organisation and its internal and external public" (Jacomini, 2011, p.1). Therefore, the constant need to communicate with stakeholders cannot be ruled out, in order to create a good and credible image and reputation for the organisation. Although there is still a great deal of resistance, public institutions have come to realise the indispensability of investing in effective communication strategies that convey credibility and reputation to citizens. With this in mind, the main objective of this Action Project is to study the importance that the creation and implementation of a strategic project can have on the effectiveness of the external communication of the Environmental Monitoring and Interpretation Centre and the Urban Ecological Park. To this end, the Action Research methodology of Coutinho (2014) was followed. Initially, a diagnosis was made of the current situation of the CMIA and Parque Ecológico Urbano by analysing documents provided by the unit, interviewing Dra. Leonor Cruz - director of the CMIA - and a questionnaire aimed at the local population. After analysing the data, it was considered that the low level of public support for the activities promoted by the unit was a weakness that could be addressed and, to this end, a strategic external communication plan was planned and implemented with the aim of promoting a cookery workshop to the local population. Once the plan was implemented, it was realised that there was an increase in the visibility and notoriety of the CMIA and the Park among the population, with an increase in participants in the activities promoted by the unit. This project has thus demonstrated the importance of creating communication strategies to promote events organised by the CMIA and Parque Ecológico Urbano. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88853 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ariana Araujo Dias.pdf | Projeto de ação | 8,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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