Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/88794
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Adriana | por |
dc.contributor.author | Sores, Leonor | por |
dc.contributor.author | Dias, Hugo Direito | por |
dc.contributor.author | Nobre, Alexandra | por |
dc.contributor.author | Martins, Adriana | por |
dc.contributor.author | Figueiredo, Letícia | por |
dc.contributor.author | Abreu, João | por |
dc.contributor.author | Demasi, Juliana | por |
dc.contributor.author | Pinto, Rafael | por |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T14:51:00Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T14:51:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-01 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/88794 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho relata um projeto de participação ativa e colaborativa entre entidades - o Colégio D. Pedro V (DPV) e o STOL-Science Through Our Lives/Dep. Biologia-UMinho (STOL) - no âmbito da Educação Ambiental e tendo subjacente os quatro pilares da Educação Delors (UNESCO) – “Aprender a Ser”, “Aprender a Fazer”, “Aprender a Conhecer” e “Aprender a Viver Juntos”. O projeto “Horta no Tabuleiro” desenvolveu-se em duas fases. Primeiro, com a visita de duas turmas do 1º Ciclo (36 crianças) à Horta-STOL no campus de Gualtar da Universidade do Minho, foi explorada a abordagem prática e presencial do que é uma horta e a sua biodiversidade; do tipo de plantas cultivadas, técnicas de cultivo e valorização de resíduos; das relações entre plantas e delas com o meio envolvente. Numa segunda fase, seguiu-se uma sessão em sala no DPV com especial atenção à exploração do conceito “bioversidade". Para isso recorreu-se a um conjunto de jogos de tabuleiro originais produzidos pelo STOL com imagens recolhidas na própria horta (um jogo da memória sobre a biodiversidade vegetal, um jogo do loto sobre biodiversidade animal e alguns puzzles focando a polinização, as inflorescências e a frutificação) e ainda a três X-banner sobre a Horta-STOL. Como forma de inferir o alcance das ações desenvolvidas e aferir os instrumentos de avaliação dessas aprendizagens, as crianças foram desafiadas, individualmente, de diversas formas, quer antes da visita (construção de mapas mentais à volta do conceito biodiversidade e desenhos sobre o que esperariam ver na horta), quer posteriormente. Nesta segunda fase: (i) completaram-se os mapas mentais anteriores com uma segunda ronda de novas palavras, (ii) registou-se em desenho a ida à horta, (iii) escreveram-se textos narrativos sobre a visita e (iv) uma semana depois, após a repetição dos jogos de tabuleiro no DPV, preencheu-se um questionário sobre os conceitos abordados. Contamos apresentar a análise de todos estes instrumentos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação não formal | por |
dc.subject | Hortas urbanas | por |
dc.subject | Biodiversidade | por |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | por |
dc.title | Horta no tabuleiro | por |
dc.type | conferencePoster | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 25 - 27 Jan. 2024 | por |
sdum.event.title | Encontro Internacional de Educação Ambiental 2024 | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationConferencePlace | Guimarães, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Naturais::Ciências Biológicas | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
dc.subject.ods | Cidades e comunidades sustentáveis | por |
dc.subject.ods | Proteger a vida terrestre | por |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ida à horta- Encontro Internacional de Educação Ambiental.pdf | 64,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
9 420107816_732135945688790_1024096731835692796_n.jpg | 824,89 kB | JPEG | Ver/Abrir | |
EIEA_Poster_HugoDias.pdf | 413,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons