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Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Adrianapor
dc.contributor.authorSores, Leonorpor
dc.contributor.authorDias, Hugo Direitopor
dc.contributor.authorNobre, Alexandrapor
dc.contributor.authorMartins, Adrianapor
dc.contributor.authorFigueiredo, Letíciapor
dc.contributor.authorAbreu, Joãopor
dc.contributor.authorDemasi, Julianapor
dc.contributor.authorPinto, Rafaelpor
dc.date.accessioned2024-02-16T14:51:00Z-
dc.date.available2024-02-16T14:51:00Z-
dc.date.issued2024-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88794-
dc.description.abstractO presente trabalho relata um projeto de participação ativa e colaborativa entre entidades - o Colégio D. Pedro V (DPV) e o STOL-Science Through Our Lives/Dep. Biologia-UMinho (STOL) - no âmbito da Educação Ambiental e tendo subjacente os quatro pilares da Educação Delors (UNESCO) – “Aprender a Ser”, “Aprender a Fazer”, “Aprender a Conhecer” e “Aprender a Viver Juntos”. O projeto “Horta no Tabuleiro” desenvolveu-se em duas fases. Primeiro, com a visita de duas turmas do 1º Ciclo (36 crianças) à Horta-STOL no campus de Gualtar da Universidade do Minho, foi explorada a abordagem prática e presencial do que é uma horta e a sua biodiversidade; do tipo de plantas cultivadas, técnicas de cultivo e valorização de resíduos; das relações entre plantas e delas com o meio envolvente. Numa segunda fase, seguiu-se uma sessão em sala no DPV com especial atenção à exploração do conceito “bioversidade". Para isso recorreu-se a um conjunto de jogos de tabuleiro originais produzidos pelo STOL com imagens recolhidas na própria horta (um jogo da memória sobre a biodiversidade vegetal, um jogo do loto sobre biodiversidade animal e alguns puzzles focando a polinização, as inflorescências e a frutificação) e ainda a três X-banner sobre a Horta-STOL. Como forma de inferir o alcance das ações desenvolvidas e aferir os instrumentos de avaliação dessas aprendizagens, as crianças foram desafiadas, individualmente, de diversas formas, quer antes da visita (construção de mapas mentais à volta do conceito biodiversidade e desenhos sobre o que esperariam ver na horta), quer posteriormente. Nesta segunda fase: (i) completaram-se os mapas mentais anteriores com uma segunda ronda de novas palavras, (ii) registou-se em desenho a ida à horta, (iii) escreveram-se textos narrativos sobre a visita e (iv) uma semana depois, após a repetição dos jogos de tabuleiro no DPV, preencheu-se um questionário sobre os conceitos abordados. Contamos apresentar a análise de todos estes instrumentos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectHortas urbanaspor
dc.subjectBiodiversidadepor
dc.subjectJogos de tabuleiropor
dc.titleHorta no tabuleiropor
dc.typeconferencePosterpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate25 - 27 Jan. 2024por
sdum.event.titleEncontro Internacional de Educação Ambiental 2024por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationConferencePlaceGuimarães, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências Biológicaspor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
dc.subject.odsProteger a vida terrestrepor
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses


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