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TítuloAs dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado
Outro(s) título(s)The fingerings for the piano album Gradual by Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) as evidence of a consolidated technical thinking
Autor(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveDedilhação
Eurico Thomaz de Lima
Álbum para piano
Gradual
Fingering
Piano Album
Data24-Out-2023
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaDiacrítica
CitaçãoPipa, L. (2023). The fingerings for the piano album Gradual by Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) as evidence of a consolidated technical thinking. Diacrítica, 37(1), 47–73. https://doi.org/10.21814/diacritica.5203
Resumo(s)A criação de peças e exercícios para jovens pianistas tem sido, ao longo da história, uma preocupação de alguns dos mais importantes autores. As obras intituladas Álbum para a Juventude de R. Schumann e P. Tchaikovsky são um perfeito exemplo da criação de peças acessíveis para alunos principiantes e mais avançados. O compositor, pianista, e pedagogo português Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) criou Gradual. 28 Peças para a mocidade, um álbum organizado sequencialmente por critérios de dificuldade progressiva. Herdeiro de uma escola pianística de grande robustez, personalizada por A. Rey Colaço e J. Vianna da Motta, seus mestres no Conservatório de Lisboa, Thomaz de Lima incluiu em Gradual indicações exaustivas de dedilhação. Estas destinar-se-iam a guiar os jovens, proporcionando-lhes princípios sólidos desde uma fase precoce da sua aprendizagem. Neste artigo procura-se enfatizar a influência que figuras como A. Gilis, J. Barrozo Netto e J. Vianna da Motta exerceram nos métodos utilizados na conceção e organização de Gradual. Examina-se, paralelamente, dedilhações de Thomaz de Lima nas suas próprias composições e em obras que apresentava em concerto. Através de uma análise pormenorizada das minuciosas dedilhações para as vinte e oito peças do Gradual, verifica-se que estas revelam uma elevada consistência de princípios técnicos, lançando as bases para um crescimento harmonioso e sólido do jovem pianista.
The composition of pieces and exercises for the young has been a preoccupation for a number of leading figures throughout musical history. Schumann's and Tchaikovsky's Albums for the Young are a perfect example of this in composing accessible pieces for beginners and more advanced students. The Portuguese composer, pianist and pedagogue Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) did not shy away from this challenge in creating Gradual, an album of pieces “for the young” organised sequentially taking progressive difficulty as a criterion. Heir to a school of piano playing of great solidity, in the person of Rey Colaço and, above all, of Vianna da Motta, his teachers at the Lisbon Conservatoire, Thomaz de Lima left exhaustive fingering indications, in order to provide young people with a solid basis from an early stage of their learning. This article seeks to draw attention to the influence that figures such as Antoine Gilis, Barrozo Netto and Vianna da Motta exerted in this area, by examining, in parallel, Thomaz de Lima's fingerings in his own compositions and in works that he practised for concert performance. A detailed analysis of the meticulous fingerings for the twenty-eight pieces of the Gradual reveals a high consistency of technical principles, laying the foundations for harmonious and solid growth among young pianists.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88720
DOI10.21814/diacritica.5203
ISSN0870-8967
e-ISSN2183-9174
Versão da editorahttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5203
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Artigos

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