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TítuloO folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
Outro(s) título(s)Folk music and melody in the 1.ª Suite Alentejana (1919) by Luiz de Freitas Branco
Autor(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Maia, Pedro Junqueira
Fonte, Vera Maria Seco Afonso
Palavras-chaveLuiz de Freitas Branco
1.ª Suite Alentejana
Folclorismo musical nacional
Análise musical
National musical folklore
Musical analysis
Data24-Out-2023
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaDiacrítica
CitaçãoMatos, V., Maia, P., & Fonte, V. (2023). O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco. Diacrítica, 37(1), 28–46. https://doi.org/10.21814/diacritica.4758
Resumo(s)Obra distinta e particular na produção de Luiz de Freitas Branco (1890–1955), a 1.ª Suite Alentejana (1919) apresenta-se conotada com uma vertente menos usual da linguagem do compositor – a evocação de elementos folclorizantes da sua região de eleição, o Alentejo. Praticamente um aparte na sua criação musical, a Suite espelha assim uma versatilidade na sua dimensão estética, revelando concomitantemente um lado tão universalista como racional – alguém que se socorre dos meios necessários para atingir um determinado fim. Apesar de vários autores reconhecerem a vertente folclorista na 1.ª Suite Alentejana, este aspeto ainda está por explorar de forma mais aprofundada, partindo de um estudo mais detalhado da escrita musical adotada por Freitas Branco. Com este artigo pretendemos propor uma análise da partitura focada nos diferentes tipos de melodias e texturas utilizadas, de forma a identificar e compreender melhor de que modo o autor incorpora elementos de cariz folclórico no discurso musical da obra.
A distinctive and very particular work by Luiz de Freitas Branco (1890–1955), the 1.ª Suite Alentejana (1919) presents a less usual aspect of the composer's language – the evocation of folk elements from his region of choice, the Alentejo. Practically an aside in his musical output, the Suite nevertheless reflects a versatility in the aesthetic dimension of his language, simultaneously revealing his rational and universalistic sides, someone who has resorted to the means necessary to achieve a certain end. Although various authors recognise a folk element in the 1.ª Suite Alentejana, this aspect has yet to be explored in greater depth, on the basis of a more detailed study of the musical writing adopted by the composer. The aim of this article is to present an analysis of the score, focused on the different types of melodies and textures used, in order to identify and better understand how the composer incorporates folk melodies in the work’s musical discourse.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88718
DOI10.21814/diacritica.4758
ISSN0870-8967
e-ISSN2183-9174
Versão da editorahttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4758
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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