Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/88516
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Carlos | por |
dc.contributor.author | Faria, Maria Sanches Leite | por |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T16:42:13Z | - |
dc.date.available | 2024-02-05T16:42:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/88516 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Psicologia em Cognição Humana | por |
dc.description.abstract | O conceito de aprendizagem lúdica implica que as crianças participem ativamente no que as rodeia, o que ajuda a alimentar a curiosidade, criatividade e capacidade de resolver problemas. Esta abordagem é crucial nas fases iniciais da educação das crianças pequenas e acredita-se que tem um impacto considerável no seu crescimento cognitivo, social e emocional. No entanto, a análise do modo como a aprendizagem lúdica influência o desenvolvimento da criança tem-se deparado com dificuldades metodológicas, tornando a interpretação dos resultados complexa. Nesta investigação, analisámos novamente a forma como o treino pode influenciar as capacidades de resolução de problemas das crianças no futuro. Comparámos duas variações do paradigma da tarefa de construção LEGO: Para a realização das tarefas, numa versão as crianças tinham as instruções de construção permanentemente disponíveis noutra, após um período de estudo das instruções, as instruções eram removidas e só depois dadas as peças. A fase de treino, uma fase prévia às tarefas, também possui duas variações do treino: ou as instruções eram explicandas com os seus componentes ou explicadas sem eles. Revisitámos a discussão sobre a forma como o treino pode afetar o desempenho posterior na resolução de problemas. No final, o desempenho tendeu a ser melhor quando a criança pôde fazer uso da instrução durante a construção, e inesperadamente o resultado do treino sem os componentes foi melhor durante a resolução das tarefas com instruções presentes. | por |
dc.description.abstract | The concept of learning through play involves children actively participating in their surroundings, which helps nurture their curiosity, creativity, and ability to solve problems. This approach is crucial in the initial stages of education for young children and is believed to have a considerable impact on their cognitive, social, and emotional growth. However, the examination of how play influences child development has encountered difficulties in methodology, making the interpretation of results more complex. In this research, we took another look at how training might influence children's problem-solving abilities in the future. We contrasted two variations of the LEGO construction task paradigm: either with the building instructions permanently available or, after a period of study of the instructions, and then with the instructions removed, as well as two variations of the training: either explaining the instructions with its components or without them. We revisited the discussion on how training may affect subsequent problem-solving performance. At the end, the performance tended to be better when a child could make use of the instruction during the construction, and unexpectedly the result of the training without the components were better during the resolution of the tasks with instructions present. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Treino | por |
dc.subject | Instruções | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Construções LEGO | por |
dc.subject | Sucesso | por |
dc.subject | Training | por |
dc.subject | Instructions | por |
dc.subject | Problem-solving | por |
dc.subject | LEGO constructions | por |
dc.subject | Success | por |
dc.title | Instructions during object play | por |
dc.title.alternative | Instruções e manipulação lúdica de objetos | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203477103 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Psicologia | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Sanches Leite de Faria.pdf | Dissertação de mestrado | 1,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons