Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/88387
Título: | Women's Health e dinâmicas transmédia: sentidos e discursos na esfera pública (digital) |
Outro(s) título(s): | Women’s Health and transmedia dynamics: meanings and discourses on the (digital) public sphere |
Autor(es): | Ribeiro, Pedro Eduardo |
Palavras-chave: | revistas de estilo de vida pessoas influenciadoras digitais humor sentidos discursos lifestyle magazines influencers humour discourses meanings |
Data: | 2023 |
Editora: | Observatório da Comunicação (OberCom) |
Revista: | Observatorio (obs*) Journal |
Citação: | Ribeiro, P. E. O. (2023). Women’s Health e dinâmicas transmédia: sentidos e discursos na esfera pública (digital). Observatorio (OBS*), 17(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS17420232288 |
Resumo(s): | A capa da revista Women’s Health de julho/agosto de 2020, com a influenciadora digital portuguesa Helena Coelho, foi partilhada nas redes sociais e teve atenção mediática (e.g., Durães, 2020), tendo sido inclusive alvo de um episódio de humor na rubrica Extremamente Desagradável (2020). Com isto, tendo em conta a força das dinâmicas transmédia (e.g., Andrade, 2020), da navegação dos conteúdos além do seu meio de publicação, este trabalho procurou perceber que sentidos e discursos a capa e o episódio da rubrica produziram e produzem e discuti-los criticamente. Num estudo de caráter exploratório, procedeu-se à análise sociossemiótica da capa e à Análise Crítica do Discurso daquele episódio sobre a capa, com um olhar interseccional. Alguns dos resultados detetados foram: a centralização da capa em Helena Coelho, numa aparência física atlética e com feedback facial sorridente e demonstrador de confiança, suportado pelas chamadas de capa no mesmo sentido; o episódio põe em evidência tendências objetificadoras e auto-objetificadoras (e.g., Bernard et al., 2018; Cohen et al., 2018) e o seu privilégio associado ao estatuto enquanto celebridade; e a deslegitimação do humor sobre a capa da influenciadora e ditos e não ditos em torno da mesma capa. The cover of Women’s Health magazine of July/August 2020 featuring the Portuguese influencer Helena Coelho was shared on social media, and obtained attention from the media It was inclusively approached in an episode of the radio programme Extremamente Desagradável (2020). Hence, considering the strengthening of transmedia dynamics, i.e., the navigation of the contents beyond its publishing medium with their specific dynamics on different spaces, this research work has sought to comprehend which meanings and discourses both the cover and the episode have produced, and produce, and discuss them in a critical way. This work carries out an exploratory study in nature, therefore, it was made use of the social semiotics analysis for the cover, and the Critical Discourse Analysis for the episode about the cover, with an intersectional approach. Among the results, there is the key point of the cover on Helena Coelho, exhibiting an athletic physical appearance along with a cheerful and confident facial feedback, reinforced by the accompanying headlines. Also, the episode shows evidence of objectifying and self-objectifying trends, and its privilege related to her celebrity status. Finally, another aspect found was the delegitimization engendered by the humour towards the influencer’s cover, and what is said and unspoken about it. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88387 |
DOI: | 10.15847/obsOBS17420232288 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.15847/obsOBS17420232288 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Women's Health e dinâmicas transmédia: sentidos e discursos na esfera pública (digital) (Ribeiro, 2023).pdf | 418,36 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons