Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88346

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Teresapor
dc.contributor.advisorTeixeira, Anapor
dc.contributor.authorMartins, Patrícia Daniela Grandinhopor
dc.date.accessioned2024-01-30T13:47:20Z-
dc.date.available2024-01-30T13:47:20Z-
dc.date.issued2023-12-18-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88346-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e na Adolescênciapor
dc.description.abstractO estudo das competências sociais e emocionais começou durante os anos 90 a partir das investigações de Mayer e Salovey. Também neste período começaram a surgir programas de desenvolvimento destas competências nos contextos educacionais cujo objetivo era melhorar o comportamento pró-social, as atitudes, os problemas de conduta e o desempenho académico. Para tal começou-se a estudar competências como a autoconsciência, a autogestão, consciência social, comportamento pró-social e tomada de decisão responsável de forma a proporcionar mudanças positivas nos adolescentes e nos contextos onde estão inseridos. Deste modo, o objetivo deste estudo foi validar o questionário de competências sociais e emocionais (SEC-q) em adolescentes portugueses uma vez que esta escala inclui todas estas competências sociais e emocionais num único instrumento de medida. Os resultados apontam para uma escala, com bons indicadores de validade, com 16 itens, agrupados em 4 fatores que refletem as competências sociais e emocionais: (1) Consciência social e comportamento pró-social (α=0.863); (2) autoconsciência (α=0.852); (3) tomada de decisão responsável (α=0.840; (4) autogestão (α=0.762), com um alfa de Cronbach total da escala de 0.927 mantendo a estrutura da escala original.por
dc.description.abstractThe study of social and emocional skills began during the 90s following research by Mayer and Salovey. Also during this period, programs to develop these skills Started to emerge in educational contexts with the aim of improving prosocial behavior, attitudes, conduct problems and academic performance. To this end, we began studying skills such as self-awareness, self-management, social awareness, prosocial behavior and responsible decision-making in order to provide positive changes in adolescents and the contexts in which they are inserted. Therefore, the objective of this study was to develop and validate the social and emotional skills questionnaire (SEC-q) in Portuguese adolescents since this scale includes all these social and emotional skills in a single measuring instrument. The results point to a scale, with good validity indicators, with 16 items, grouped into 4 factors that reflect social and emotional skills: (1) Social awareness and prosocial behavior (α=0.863); (2) self-awareness (α=0.852); (3) responsible decision making (α=0.840; (4) self-management (α=0.762), with a total scale Cronbach's alpha of 0.927 maintaining the structure of the original scale.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectCompetências sociais e emocionaispor
dc.subjectMudanças positivaspor
dc.subjectAdolescencepor
dc.subjectSocial and emotional skillspor
dc.subjectPositive changespor
dc.titleValidação do questionário de competências sociais e emocionais em adolescentes portuguesespor
dc.title.alternativeValidation of the social and emotional skills questionnaire in portuguese adolescentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203486900por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patricia Daniela Grandinho Martins.pdfDissertação de mestrado3,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID