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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Graça S.por
dc.contributor.advisorRodrigues, Luis Paulopor
dc.contributor.authorRibeiro, Jorge Manuel Pereirapor
dc.date.accessioned2024-01-25T11:05:50Z-
dc.date.available2024-01-25T11:05:50Z-
dc.date.issued2024-01-16-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88289-
dc.descriptionTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Educação Física e Saúde Infantil)por
dc.description.abstractA escola é um local privilegiado para a promoção da saúde, mas a mesma é sujeita a grandes pressões em relação aos resultados escolares dos adolescentes. Face a essa realidade, e no contexto da coordenação de um Projeto de Educação para a Saúde, pretendeu-se avaliar a adoção de Comportamentos de risco para a saúde (CRPS) por parte dos adolescentes, e verificar se o Desempenho escolar dos mesmos diferia com os comportamentos que adotavam. A amostra foi constituída por 1006 adolescente que frequentavam o 9°, 11° e 12° ano de escolaridade. Foram avaliados CRPS relacionados com o Sono, o Consumo de tabaco (CT) e Comportamentos sexuais, e como componentes do Desempenho escolar analisou-se a Relação com a escola, as Estratégias de estudo, o tipo de Raciocínio, Médias das classificações escolares e o número de retenções ao longo da escolaridade. Constatou-se que 48% dos adolescentes tinham uma má Qualidade do sono (mQS), 14% adotavam o CT, 9% tinham tido pelo menos um Comportamento sexual de risco (CSR), em 5 % coocorriam a mQS e o CT, e que em 4% coocorriam a mQS, o CT e os CSR. Verificaram-se diferenças significativas (p<0,05) na adoção desses comportamentos com o Sexo, o Ciclo de ensino e o Tipo de curso dos adolescentes. O Desempenho escolar foi globalmente mais positivo em adolescentes sem CRPS comparativamente aos que os adotavam, embora essa variação fosse mais ou menos evidente consoante os comportamentos e os componentes avaliados, e também não se verificou também que este desempenho fosse progressivamente menos positivo nos adolescentes que adotavam mais desses comportamentos. Em conclusão, o conhecimento dos CRPS que os adolescentes adotavam parece essencial para a implementação de intervenções de promoção de saúde adaptadas às necessidades dos mesmos, e a forma significativa como um Desempenho escolar mais positivo estava mais presente em adolescentes sem CRPS salienta a pertinência de estabelecer intervenções que integrem estes dois aspetos fundamentais da vida dos adolescentes.por
dc.description.abstractA school is a privileged place for health promotion; however, it is subject to great pressure concerning the school results of adolescents. Faced with this reality, and in the context of coordinating a Health Education Project, the aim was to evaluate adolescents' adoption of Health Risk Behaviours (HRB) and verify whether their school performance differed due to their behaviors. The sample comprised 1006 adolescents who attended the 9th, 11th and 12th grades. HRB related to Sleep, Tobacco Consumption (TC) and Sexual Behaviors were evaluated. Also, components of School Performance were assessed: Relationship with School, Study Strategies, Type of Reasoning, Averages of School Classifications and number of retentions throughout schooling. It was found that 48% of adolescents had poor sleep quality (pSQ), 14% adopted TC, 9% had at least one Sexual Risk Behaviours (SRB), 5% co-occurred with pSQ and TC, and that in 4% of adolescents co-occurred pSQ, TC and SRB. There were significant differences (p<0.05) in adopting these behaviours with adolescents’ Sex, School cycle and type of course. School performance was globally more positive in adolescents without HRB compared to those who adopted it. This variation was more or less evident depending on the behaviours and components evaluated. In addition, it was not verified that this performance was progressively less positive in adolescents who adopted more health risk behaviors. In conclusion, understanding the adolescents' HRB seems essential for implementing health promotion interventions adjusted to their needs. Furthermore, the significant way that more positive School performance was also more present in adolescents without HRB highlights the pertinence of establishing interventions that integrate these two fundamental aspects of adolescents' lives.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectComportamento sexuaispor
dc.subjectConsumo de tabacopor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectResultados escolarespor
dc.subjectSonopor
dc.subjectSchool performancepor
dc.subjectSchool resultspor
dc.subjectSexual behaviourpor
dc.subjectSleeppor
dc.subjectTobacco consumptionpor
dc.titleComportamentos de saúde e desempenho escolar: que relação?por
dc.title.alternativeHealth behaviours and school performance: how are they related?por
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101722311por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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