Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88270

TítuloComunicar em rede: uma experiência de interação entre pares com estudantes do ensino superior angolano
Autor(es)Barbante, Cesário José Sanjambo,
Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveambientes virtuais
comunicação em rede
ensino superior
ética na informação
processo de ensino-aprendizagem
ethics in information
higher education
network communication
teaching and learning process
virtual environments
DataSet-2021
EditoraUniversidade do Minho
Resumo(s)Neste texto relatamos uma experiência decorrente de uma investigação centrada no uso de ambientes digitais como estratégia de comunicação em rede. O estudo desenvolveu-se numa instituição de ensino superior, em Angola, tendo como finalidade analisar a relação dos alunos com os seus pares. No estudo, de natureza qualitativa e levado a cabo em ambiente de investigação-ação crítica, utilizou-se, para a recolha de dados, o inquérito por questionário, a análise de documentos vários e a observação participante. As conclusões evidenciam contributos significativos e valiosos do uso de ambientes digitais pelos alunos para a comunicação com os seus pares. Por outro lado, apesar de uma parte considerável dos alunos já possuir experiência em ambientes digitais, constatou-se que os aspetos éticos da informação em contexto académico são ainda pouco observados como estratégia de uma comunicação eficaz. Assim, foi proposto um conjunto de ações com vista à melhoria da situação, criando condições para que estes alunos possam ser verdadeiros produtores do conhecimento.
In this text we report an experience resulting from an investigation, centered on the use of digital environments as a network communication strategy. The analytical study is carried out in a public higher education institution, in Angola, having as reference the relationship of students with their peers. In the study, which is qualitative in nature and carried out in a critical action-research environment, the analysis of various documents and participant observation were used for data consultation or survey research. As evidence, they show valuable contributions from the use of digital environments by students for communication with their peers. On the other hand, despite an attributed part of the students already having experience in digital environments, it was found that the ethical aspects of information in an academic context are still little observed as a strategy for effective communication. Thus, a set of actions was proposed with a view to improving the situation, creating conditions for these students to be true producers of knowledge.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88270
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - CIÊNCIAVITAE

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
COMUNICAR_EM_REDE.pdf402,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID