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https://hdl.handle.net/1822/88124
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Andrize Ramires | por |
dc.contributor.author | Santos, Eduardo Lopes | por |
dc.contributor.author | Medeiros, Francisco Emílio | por |
dc.contributor.author | Bozzato, Lucas Vargas | por |
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | por |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T09:29:11Z | - |
dc.date.available | 2024-01-17T09:29:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-09 | - |
dc.identifier.citation | Costa, A.R; Santos, E.L.; Medeiros, F.E; Bozzato, L.V. & Cunha, A.C (2023). A institucionalização e o controle do tempo na Educação Infantil: que tempos são esses? In Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte (pp. 01-08). CBCE. https://cbce.org.br/evento/conbrace23 | por |
dc.identifier.issn | 2175-5930 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/88124 | - |
dc.description.abstract | As instituições educacionais contemporâneas, perante as pressões econômicas e produtivas, elevaram a ideia do ofício de aluno, forjando uma identidade para a criança projetada através do seu desempenho, acima de tudo, pela competência, aprovação e sucesso escolar. O ofício de aluno caracteriza-se, quase que exclusivamente, por uma socialização com valorização na competitividade e na autonomia compulsiva. Diante do exposto, somos tomados por algumas questões instigantes: como as crianças relacionam seu tempo próprio com o tempo administrado característicos das instituições escolares? Por que razão estas instituições insistem cada vez mais numa administração do tempo das atividades desenvolvidas pelas crianças? Por que é tão importante operacionalizar o tempo nestas instituições? Tais questionamentos nos inquietam e configuram uma dicotomia entre o tempo regulado, cronometrado, coercitivo, e o tempo sentido e percebido das crianças. Esta pesquisa tem características de uma pesquisa teórica orientada para a reconstrução de teorias, quadros de referência, condições explicativas da realidade, polêmicas e discussões pertinentes. Consideramos que a cultura escolar não reconhece o livre brincar como fundamental nas escolas de crianças, apenas quando tem caráter instrumental, pedagógico e funcional. Além disso, as crianças aprendem desde cedo que, além da hora apropriada para brincar, há o fim de semana e as férias, como outros tempos apropriados ao ócio e ao lazer. E por seu lado, os adultos praticamente não questionam essas restrições impostas ao tempo de brincar na educação das crianças. O caráter instrumental do tempo exerce uma profunda pressão no brincar das crianças como sinônimo de exatidão, disciplina e organização, o Chronos condiciona as formas mais particulares e íntimas das crianças se relacionarem com a vida e dialogar com o mundo, talvez, nada disto condiga com a percepção e o brincar das crianças que são capazes de brincar até com o tempo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Tempo | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.title | A institucionalização e o controle do tempo na Educação Infantil: que tempos são esses? | por |
dc.title.alternative | Institutionalization and time control in early childhood education: What times are these? | por |
dc.title.alternative | Institucionalización y control del tiempo en la educación infantil: ¿Qué tempos son estos? | por |
dc.type | conferenceProceedings | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 8 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationConferencePlace | Fortaleza, Ceará, Brasil | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do X Congresso Internacional de Ciências do Esporte | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Texto Atas ConbraceA INSTITUCIONALIZAÇÃO E O CONTROLE DO TEMPO NA.pdf | 213,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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