Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88122

TítuloAvaliação da linguagem em crianças de idade pré-escolar e escolar em acolhimento residencial
Outro(s) título(s)Language assessment in preschool and school-aged children in residential care
Autor(es)Miranda, Sandra Isabel
Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveAcolhimento residencial
Alunos em risco educacional
Avaliação
Dificuldades de linguagem
Residential care
Students at educational risk
Assessment
Language difficulties
DataSet-2023
EditoraEdições ISPGaya
RevistaRevista de Psicologia, Educação e Cultura
Resumo(s)O desenvolvimento adequado da linguagem é central para que a criança desenvolva aprendizagens académicas e sociais. Objetivo: Avaliação da linguagem em 35 crianças em acolhimento residencial em quatro instituições sociais através da Grelha de Observação da Linguagem. De natureza quantitativa. Do total das estruturas da GOL-E (2ªEdição) três crianças encontram-se no percentil 50 e/ou acima deste. A maioria das crianças encontra-se em percentis inferiores aos expetáveis para a sua faixa etária. Os resultados obtidos evidenciam que as crianças avaliadas revelaram um desempenho inferior ao nível das competências linguísticas quando comparadas com os resultados normativos expectáveis para a sua idade. Verificou-se a existência de crianças que apresentam perturbações da linguagem sem estarem formalmente identificadas no sistema educativo.
The adequate development of language is essential for children to develop academic and social learning. Language assessment in 35 children in residential care in four social institutions using the Grelha de Observação da Linguagem (GOL-E). Method: Quantitative in nature. Of the total frames of the GOL-E (2nd Edition) three children are in the 50th percentile and/or above it. Most children were in percentiles below the expected percentiles for their age group. The results show that the assessed children showed a lower performance in language skills when compared to the expected normative results for their age. It was verified the existence of children with language disorders without being formally identified in the educational system.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88122
ISSN0874-2391
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Miranda & Cruz-Santos 2023.pdf140,5 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID