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TítuloArriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
Autor(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda
Morgado, Celda
Cadime, Irene Maria Dias
Santos, Sandra
Rodrigues, Bruna Regina Silva
Costa, Helena Isabel Araújo
Cosme, Maria Céu Marques
Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveEnsino da leitura
Modelos multinível
Provas de rastreio
Provas de monitorização
Competências facilitadoras da leitura
Educação literária
DataNov-2023
EditoraInvestigare - Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências
CitaçãoViana, F. L., Ribeiro, I., Morgado, C., Cadime, I., Santos, S., Rodrigues, B., Costa, H., Cosme, M. C., & Ramos, R. (2023). Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. Investigare.
Resumo(s)Esta obra resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação inovador sobre o ensino da leitura. Visou contribuir para a transferência do conhecimento científico produzido nas últimas décadas sobre esta temática para quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas, transformando a teoria em práticas refletidas e promovendo a igualdade de oportunidades. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível da descodificação e da compreensão da leitura, evitando a cristalização de dificuldades iniciais. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente, por alunos oriundos de grupos socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2.º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88114
ISBN978-989-35218-2-3
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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