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dc.contributor.advisorCasais, Beatriz Graça Luzpor
dc.contributor.authorBasto, Pedro Nuno Gama Lima Sousa Bastopor
dc.date.accessioned2024-01-15T09:52:55Z-
dc.date.available2024-01-15T09:52:55Z-
dc.date.issued2024-01-10-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88102-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúdepor
dc.description.abstractHá aplicações móveis que fazem a gestão das doenças e facilitam muito a vida das populações ao juntar todo o manancial de informação que os utilizadores necessitam ter para controlarem os seus indicadores de saúde e mudarem comportamentos. A influência social, a perceção dos resultados, os esforços para os atingir e a intenção de comportamento são variáveis que influenciam a adoção de aplicações móveis que promovem a atividade física. O conhecimento sobre essas variáveis por parte das populações tem um forte impacto na adoção das aplicações móveis para atingirem mudanças de comportamento. O esforço expectável e as influências sociais também contribuem positivamente para que existam mudanças de comportamento. Quanto maior for a intenção de comportamento, maior é a prática do mesmo. Estes estudos são compatíveis com todas as classes populacionais, apesar das classes mais jovens apresentarem menor resistência na adoção de tecnologias móveis que lhes permitem atingir as mudanças de comportamentos pretendidas. O conhecimento é um fator determinante para a adoção de aplicações móveis para promover atividade física. As aplicações móveis de Atividade física não levam a um aumento da atividade física, embora resultados positivos possam advir do uso das aplicações móveis de saúde, desde que seja por um período curto e quando direcionadas apenas para a Atividade física. Para aprofundar essa teoria recorreu-se à utilização de 37 entrevistas semiestruturadas a desportistas utilizadores de aplicações móveis, de forma a perceber melhor a forma como interagem com as mesmas. Os resultados das 37 entrevistas sugerem que para aumentar o período de permanência das aplicações móveis deve-se recorrer a modelos de desbloqueio, como por exemplo novos conteúdos por atingir, metas ou incentivos. É importante que estas apps futuramente estejam equipadas com recursos que permitam aumentar estas estratégias de permanência dos utilizadores pois está provado que interações mais prolongadas com determinado aplicativo móvel aumentam o grau de envolvimento dos utilizadores.por
dc.description.abstractThere are mobile applications that manage diseases and make people's lives much easier by bringing together all the information that users need to control their health indicators and change behaviors. Social influence, perception of results, efforts to achieve them and behavioral intention are variables that influence the adoption of mobile applications that promote physical activity. Knowledge about these variables on the part of populations has a strong impact on the adoption of mobile applications to achieve behavioral changes. Expected effort and social influences also contribute positively to behavioral changes. The greater the intention of behavior, the greater the practice of it. These studies are compatible with all population classes, although younger classes are less resistant to adopting mobile technologies that allow them to achieve the desired changes in behavior. Knowledge is a determining factor for the adoption of mobile applications to promote physical activity. Mobile physical activity applications do not lead to an increase in physical activity, although positive results can come from the use of mobile health applications, as long as it is for a short period of time and when targeted only at physical activity. To deepen this theory, we used 37 semi-structured interviews with athletes who use mobile applications, in order to better understand how they interact with them. The results of the 37 interviews suggest that to increase the permanence period of mobile applications, unblocking models must be used, such as new content to be achieved, goals or incentives. It is important that these apps in the future are equipped with resources that allow increasing these user retention strategies as it has been proven that longer interactions with a given mobile application increase the degree of user engagement.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAplicações móveispor
dc.subjectAppspor
dc.subjectBem-estarpor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectHealthpor
dc.subjectMobile applicationspor
dc.subjectWell beingpor
dc.titleValor percebido e fidelização de aplicações de monitorização da saúde ou performance de atividade físicapor
dc.title.alternativePerceived value and fidelity of health monitoring physical activity performance applicationspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203461894por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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