Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88083

TítuloEntre o natural e o construído: um exercício de (re)qualificação do Vale do Leça
Autor(es)Freitas, Francisca Dias de
Orientador(es)Juan, Marta Labastida
Palavras-chaveAbandono
Agricultura
Escola
Habitação
Imigração
Abandonment
Agriculture
School
Housing
Immigration
Data14-Dez-2023
Resumo(s)A presente investigação e o projeto visam valorizar e propor um (re) desenho da paisagem nas margens do Rio Leça, ao longo do território que o envolve no início do seu curso. Com base numa investigação sobre o Vale do Leça, procura-se uma alternativa ao futuro deste lugar, que possa reverter o abandono do território rural, justificando a sobreposição de ocupações com usos e intenções que o caracterizam. Assim, tomam-se as diferentes camadas existentes neste local como instrumento fundamental no ato do Projeto, ao conduzirem a uma obra que visa conectar a população a um sistema natural no qual se inserem e que, apesar de o habitarem, por vezes, o desconhecem. O Vale do Leça submete-se assim a 4 ações para o seu desenvolvimento: lavrar, semear, adubar e estacar. Da primeira ação -“lavrar”-, surge a atitude de trabalhar num território tendo em conta aquilo para que ele é adequado. Para isso, é feito um trabalho de investigação sobre o mesmo, de modo a perceber as condições em que encontramos o terreno em questão. Analisadas as oportunidades do lugar, o ato de “semear” propõe a criação de uma Escola Superior Agrária que, aproveitando as qualidades e a tradição do lugar, promove a transmissão de conhecimentos e a intergeracionalidade, trazendo jovens neste local. A par disto, a Residência de Estudantes, que se relaciona diretamente com a escola, vem apoiar a estadia destes novos habitantes. Do novo paradigma de trabalhadores agrícolas neste território, surge-nos a problemática das condições de habitabilidade. Do contexto do acolhimento de imigrantes que aqui se dirigem para trabalhar no período das colheita, surge ação de “adubar”, criando uma Residência Temporária Coletiva tendo em conta questões de conforto e intimidade. Da vontade manifestada por alguns destes imigrantes daqui se estabelecerem com a sua família, surge a ação de “estacar”, com a criação de Residências Permanentes Plurifamiliares para que estes novos habitantes aqui se instalem e permaneçam, reabitando áreas em abandono e integrando população jovem neste território. Por fim reflete-se sobre uma hipótese de desenvolvimento do local no futuro, imaginando que os programas implantados se expandem a terrenos adjacentes, criando novas funções e conectando-se entre si.
This research and project aim to value and propose a (re)design of the landscape on the banks of the Leça River, along the territory that surrounds it at the beginning of its course. Based on an investigation into the Leça Valley, an alternative is sought for the future of this place, which can reverse the abandonment of the rural territory, justifying the overlapping of occupations with uses and intentions that characterize it. Thus, the different layers existing in this place are taken as a fundamental instrument in the Project, as they lead to a work that aims to connect the population to a natural system in which they are inserted and that, despite inhabiting it, they are sometimes unaware of it. . The Leça Valley therefore undergoes 4 actions for its development: plowing, sowing, fertilizing and staking. From the first action -“plowing”-, comes the attitude of working in a territory taking into account what it is suitable for. To this end, research work is carried out on it, in order to understand the conditions in which we find the land in question. Having analyzed the opportunities of the place, the act of “sowing” proposes the creation of a Higher Agricultural School that, taking advantage of the qualities and tradition of the place, promotes the transmission of knowledge and intergenerationality, bringing young people to this place. In addition, the Student Residence, which is directly linked to the school, supports the stay of these new inhabitants. From the new paradigm of agricultural workers in this territory, the issue of habitability conditions arises. From the context of welcoming immigrants who come here to work during the harvest period, an action of “fertilizing” arises, creating a Collective Temporary Residence taking into account issues of comfort and intimacy. From the desire expressed by some of these immigrants here to settle down with their families, the action of “staking” arises, with the creation of Permanent Multi-Family Residences so that these new inhabitants can settle here and stay, re-inhabiting abandoned areas and integrating the young population into this territory. Finally, it reflects on a hypothesis for the development of the site in the future, imagining that the implemented programs expand to adjacent land, creating new functions and connecting with each other.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitetura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88083
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisca Dias de Freitas.pdfDissertação de Mestrado152,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID