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https://hdl.handle.net/1822/88005
Título: | Da contextualização curricular à qualidade do ensino e aprendizagem: desafios contemporâneos em Angola |
Outro(s) título(s): | From curricular contextualization to the quality of teaching and learning: contemporary challenges in Angola |
Autor(es): | Ernesto, Eduarda João |
Orientador(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Contexto educativo angolano Contextualização Currículo escolar Qualidade de ensino e aprendizagem Angolan educational context Contextualization Quality of teaching and learning School curriculum |
Data: | 13-Dez-2023 |
Resumo(s): | Este estudo destaca a importância da educação, particularmente em Angola, diante das
mudanças sociais e da necessidade de adaptar o currículo escolar para a melhoraria da qualidade do
ensino e da aprendizagem, com ênfase na contextualização curricular. O objetivo principal foi de analisar
as perceções dos professores sobre as suas práticas curriculares quotidianas, relacionadas à
contextualização curricular, visando a qualidade do ensino e da aprendizagem numa escola do 1º ciclo
do ensino secundário em Angola. Adotamos uma abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. Utilizou-se
a análise documental e a entrevista semiestruturada como instrumentos essenciais de recolha de dados.
As entrevistas envolveram a participação de seis professores de uma escola pública do 1º ciclo
do ensino secundário em Angola, localizada na província de Malange, ao Norte de Angola, e análise
documental do Projeto educativo da escola. Os dados recolhidos foram sujeitos à análise de conteúdo.
Os resultados e considerações finais do estudo revelam desafios significativos nas políticas e práticas
curriculares em Angola em relação à qualidade do ensino e aprendizagem. Os professores percebem
que o currículo atual não atende eficazmente às necessidades locais, o que levanta preocupações sobre
sua eficácia e implementação. A falta de envolvimento dos professores na elaboração do currículo limita
a sua adaptação às necessidades dos alunos e do contexto local, afetando a qualidade do ensino e da
aprendizagem. This study highlights the importance of education, particularly in Angola, in the face of social changes and the need to adapt the school curriculum to improve the quality of teaching and learning, with an emphasis on curriculum contextualization. The main objective was to analyze teachers' perceptions of their daily curriculum practices related to curriculum contextualization, aiming to enhance the quality of teaching, and learning in a first-cycle secondary school in Angola. We adopted a qualitative, case study approach. Documentary analysis and a semi-structured interview were used as essential data collection instruments. The interviews involved the participation of six teachers from a public first-cycle secondary school in Angola, located in the province of Malange in the north of Angola, and a documentary analysis of the school's educational project. The collected data underwent content analysis. The study's results and final considerations reveal significant challenges in Angola's curriculum policies and practices concerning the quality of teaching and learning. Teachers perceive that the current curriculum does not effectively meet local needs, raising concerns about its effectiveness and implementation. The lack of teacher involvement in curriculum development limits its adaptation to students' and the local context's needs, affecting the quality of teaching and learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88005 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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