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dc.contributor.advisorLima, Rui M.por
dc.contributor.authorCouto, Rafael Alexandre Guedespor
dc.date.accessioned2024-01-09T11:26:34Z-
dc.date.available2024-01-09T11:26:34Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88002-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.description.abstractA Cegid, organização de renome no mercado nacional e internacional, encontra-se num momento de transição com a aquisição do Grupo Primavera, do qual faz parte a PRIMAVERA BSS. Com um portfólio abrangente de soluções de software, como ERP, On-premise e Cloud, a empresa sentiu a necessidade de uma nova metodologia uniformizada, que sirva as empresas do Grupo, focada nas implementações dos parceiros no Middle Market. Após analisar as melhores práticas de mercado e metodologias internas, como a MIP (Metodologia de Implementação PRIMAVERA), apresentaram-se propostas evolutivas para responder aos fatores críticos de sucesso identificados. Para a gestão de Stakeholders propôe-se a introdução da figura do SPoC (Single Point of Contact) na equipa do cliente. Para melhorar a eficiência dos processos, pretende-se reduzir o número de artefactos, criar roadmaps e realizar sessões de Fit & Gap para promover a participação ativa do cliente. Quanto à gestão de risco, considera-se que a utilização de um processo iterativo com sprints, partindo de um backlog priorizado, é útil para lidar com as mudanças de um projeto. Com base nas propostas identificadas, construiu-se uma nova estrutura da metodologia, composta por duas vertentes: Gestão da Implementação e Gestão de Projetos. Relativamente à gestão da implementação, a metodologia é composta por três níveis: fases, atividades e artefactos, estando as fases de Discovery e Preparation incluídas nas sete fases da metodologia. Para a gestão de projetos, há uma única fase de Monitoring & Control, essencial para gerir o risco, a mudança e promover a comunicação. Por fim, foram atualizados os Papéis e Responsabilidades de uma equipa de projeto. Num momento final, procurou-se perceber o impacto das propostas apresentadas, das quais se espera um aumento da taxa de adesão dos parceiros, da produtividade dos projetos, da concretização do negócio e da satisfação dos clientes. Considerando o horizonte temporal do trabalho realizado, não foi possível aplicar e avaliar a metodologia como um todo. Assim, centrou-se a avaliação na Proposta Comercial, enquanto artefacto chave, e na relevância da introdução de elementos ágeis, como Sprints e Backlog.por
dc.description.abstractCegid, a widely recognized organization in both national and international markets, is currently undergoing a significant transition following its acquisition of Grupo Primavera, which includes PRIMAVERA BSS. With an extensive array of software solutions, like ERP, On-premise and Cloud, the company has acknowledged the necessity for a specialized methodology tailored to partner implementations within the Middle Market. Through a comprehensive analysis of industry best practices and internal methodologies such as MIP (PRIMAVERA Implementation Methodology), areas for improvement have been identified. Consequently, proposals have been put forth to introduce a Single Point of Contact (SPoC) for stakeholder management, streamline processes by reducing artifacts, establish roadmaps, and facilitate Fit & Gap sessions to actively engage customers. Furthermore, to ensure effective risk management, an iterative approach involving sprints and a prioritized backlog has been recommended to accommodate project changes. Building upon these proposals, a new methodology structure has been crafted, comprising two core components: Implementation Management and Project Management. The implementation management aspect encompasses phases, activities, and artifacts, including the incorporation of Discovery and Preparation phases within the broader framework of the methodology. As for project management, a dedicated Monitoring & Control phase has been introduced to effectively manage risks, control changes, and foster seamless communication. Additionally, the roles and responsibilities of the project team have been updated to align with these changes. While considering the potential impact of these proposals, which aim to enhance partner adherence, project productivity, business realization, and customer satisfaction, it is crucial to note that the limitations of the project's timeframe prevented a comprehensive implementation and evaluation of the methodology as a whole. Consequently, the evaluation primarily focused on the Commercial Proposal, as an important artifact, and the significance of integrating agile elements such as Sprints and Backlog.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGestão de projetospor
dc.subjectMetodologia de implementaçãopor
dc.subjectParceirospor
dc.subjectSoluções de softwarepor
dc.subjectImplementation methodologypor
dc.subjectPartnerspor
dc.subjectProject managementpor
dc.subjectSoftware solutionspor
dc.titleDesenvolvimento de uma metodologia uniformizada de implementação de soluções de software para Middle Marketpor
dc.title.alternativeDevelopment of a standardised methodology for implementing software solutions in the Middle Marketpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203453700por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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