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https://hdl.handle.net/1822/87578
Título: | The power of nudging: enhancing financial behavior |
Autor(es): | Bento, Ana Sofia Marques |
Orientador(es): | Leal, Cristiana Cerqueira |
Palavras-chave: | Literacia financeira Participação no mercado Comportamento de poupança Nudges Preconceitos comportamentais Finanças comportamentais Financial literacy Market participation Saving behavior Behavioral biases Behavioral finance |
Data: | 26-Out-2023 |
Resumo(s): | O principal objetivo deste estudo é analisar a literacia financeira da população portuguesa e o
efeito que os "nudges" podem ter no comportamento financeiro, nomeadamente em termos de
poupança e participação no mercado. A investigação começa por avaliar o nível de literacia financeira
da amostra e verificar se variáveis como o nível de confiança, experiência financeira, perfil de risco e
características sociodemográficas têm alguma influência nesse especto. Além disso, avalia-se a
influência da literacia financeira em diferentes segmentos do comportamento de poupança e na
participação no mercado. Posteriormente, o último objetivo foi explorar a eficácia dos "nudges" no
comportamento de poupança e na participação no mercado.
Para alcançar os objetivos, foi realizado um questionário e um experimento, abrangendo 244
pessoas. O experimento pretende estudar os efeitos dos "nudges" de padrão e de informação no
comportamento de poupança e na participação no mercado. Os participantes foram divididos
aleatoriamente em grupo de controle e grupo de tratamento, onde este último recebeu os "nudges".
Os resultados confirmam os baixos níveis de literacia financeira, com maiores pontuações
associadas a um maior perfil de risco, experiência financeira, renda, nível de educação e formação em
economia. O comportamento de poupança e a participação no mercado foram baixos em geral e
influenciados positivamente pela literacia financeira.
O estudo examinou a eficácia dos "nudges" de padrão e de informação e constatou que os
"nudges" de padrão tiveram um impacto mais forte na participação no mercado e no comportamento
de poupança. Os "nudges" de padrão aproveitam a inércia e influenciam positivamente a tomada de
decisão, enquanto os "nudges" de informação foram menos eficazes.
Em geral, esta pesquisa contribui para a compreensão da literacia financeira, da participação
no mercado e do comportamento de poupança em Portugal, destacando a eficácia dos "nudges" na
promoção de decisões financeiras positivas. The main objective of this study is to analyze the financial literacy among the Portuguese population and the effect that nudging can have in the financial behavior, namely in terms of savings and market participation. The investigation starts by evaluating the sample’s level of financial literacy and verifying whether variables such as confidence level, financial experience, risk profile and sociodemographic characteristics have any influence on it. Additionally, it evaluates the influence of financial literacy in different segments of saving behavior and in market participation of individuals. Thereafter, the last objective was to explore the effectiveness of nudges in saving behavior and market participation. To achieve the objectives, a questionnaire and an experiment were conducted, involving 244 respondents. The experiment aimed to study the effects of default and information nudges on saving behavior and market participation. Participants were randomly divided into the control group and the treatment group, where the latter received the nudges. The findings confirm the low levels of financial literacy, with higher scores associated with a greater risk profile, financial experience, income, education level, and background in economics. Saving behavior and market participation were low in general, and both positively influenced by financial literacy. The study examined the effectiveness of default and information nudges and found that default nudges had a stronger impact on market participation and saving behavior. Default nudges leverage inertia and positively influence decision-making, while information nudges were less effective. Overall, this research contributes to the understanding of financial literacy, market participation, and saving behavior in Portugal. It also highlights the effectiveness of nudges in promoting positive financial decision-making. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Finance |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87578 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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