Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87532

TítuloPorto gráfico - os calendários como agentes de propaganda
Autor(es)Lima, Teresa
Palavras-chaveCalendários
Publicidade exterior
Data13-Out-2023
CitaçãoLima, T. (2023, outubro, 13). Porto gráfico - Os calendários como agentes de propaganda. Passeio - Plataforma de Arte e Cultura Urbana. https://www.passeio.pt/galeria/porto-grafico-a-cidade-nos-brindes-das-lojas-comerciais/
Resumo(s)Percorremos, neste exercício deambulante sempre aberto às surpresas do caminho, os calendários realizados pelo publicitário António Cruz Caldas (1898-1975) para a Empresa Gráfica do Bolhão. Elaborados, maioritariamente, entre as décadas de 40 e 60 do século XX, durante o Estado Novo, portanto. Deste conjunto, abrimos uma exceção para um desenho com os votos do autor para 1974, o ano da revolução de abril. Procuraremos descascar as várias camadas simbólicas que revestem estas imagens, que funcionam como um híbrido entre o lúdico e o funcional, tendo por base técnicas publicitárias.
TipoOutro
DescriçãoA "Passeio - Plataforma de Arte e Cultura Urbana" é uma plataforma do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87532
Versão da editorahttps://www.passeio.pt/galeria/porto-grafico-a-cidade-nos-brindes-das-lojas-comerciais/
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS – Ensaios / Essays

Ficheiros deste registo:
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