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https://hdl.handle.net/1822/87369
Título: | As teorias da aprendizagem significativa e das representações sociais: encontros e desencontros na educação |
Outro(s) título(s): | Meaningful learning and social representation theories: consensus and contentions in education |
Autor(es): | Ortiz, Adriano José Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Carvalho, Graça S. |
Palavras-chave: | Senso comum Processos de aprendizagem Conhecimentos prévios Common sense Previous knowledge Learning processes |
Data: | 2023 |
Editora: | Realize Eventos Científicos e Editora Ltda |
Citação: | Ortiz, A.J., Júnior, C.A.O.M. & Carvalho, G.S. (2023) As teorias da aprendizagem significativa e das representações sociais: encontros e desencontros na educação [Meaningful Learning and Social Representation Theories: consensus and contentions in education]. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos). Campina Grande: Realize Editora, 2023, 1-12 |
Resumo(s): | A Aprendizagem Significativa (AS) se mostra um conceito subjacente para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. Já a teoria das Representações Sociais (RS) proõe um novo campo de estudo, resgatando a relevância dos saberes do senso comum. Emerge um desafio dessas contribuições: como identificar, em ambiente escolar, se estamos diante de um processo de AS, ou da construção de uma RS? Este artigo propõe uma reflexão a partir de definições e processos de construção do saber em cada uma das teorias, para identificar paralelos e divergências. Ambas as teorias apresentam semelhanças nos processos, porém há divergências nos objetivos e resultados. Para o Ensino de Ciências, é relevante compreender esses encontros e desencontros, considerando que, ao ser confrontado com um novo conceito, o estudante se depara com dois caminhos semelhantes, mas que levam a resultados opostos: uma AS dos conteúdos, ou a preservação/reorganização do núcleo central de uma RS. Meaningful Learning (ML) is an underlying concept for understanding teaching and learning processes. Also, the theory of Social Representations (SR) proposes a new field of study, rescuing the relevance of common sense knowledge. A challenge emerges from these contributions: how to identify, in school, whether we are facing SL processes or the construction of SR? This article proposes a reflection based upon definitions and processes of knowledge construction in either of the theories to identify parallels and divergences. Both theories show similarities in the processes; however, there are divergences in the objectives and results. For Science Teaching, it is relevant to understand these encounters and disagreements, considering that, when faced with a new concept, the student is faced with two similar paths, which lead to opposite results: contents SL or the preservation/reorganization of the central nucleus of an SR. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87369 |
ISBN: | 978-85-61702-70-0 |
Versão da editora: | https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92737 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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