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https://hdl.handle.net/1822/87065
Título: | A influência do marketing experiencial na intenção de compra de experiências de ecoturismo |
Outro(s) título(s): | The influence of experiential marketing on the purchase intention of ecotourism experiences |
Autor(es): | Vieira, Ana Carina Magalhães |
Orientador(es): | Nogueira, Sónia Fernanda Moreira |
Palavras-chave: | Ecoturismo Intenção de compra Lealdade Marketing experiencial Satisfação Ecotourism Purchase intention Loyalty Experiential marketing Satisfaction |
Data: | 13-Set-2023 |
Resumo(s): | A evolução da sociedade mudou as vidas dos consumidores e estes estão dispostos a
comprar experiências que permitam relaxar e reduzir a pressão. O turismo transformou-se num
motor chave para a economia, e as atividades do turismo são, pela sua própria natureza,
consideradas experiências e, por isso, têm um elevado potencial de aplicabilidade do marketing
experiencial. Perante as atuais tendências, verifica-se um crescente interesse dos turistas por
espaços naturais e pelo consumo de experiências ligados à natureza, dando origem a um ambiente
propício para a expansão do ecoturismo. Deste modo, o grande foco desta investigação é o
ecoturismo em Portugal. Enquanto segmento de turismo orientado para a natureza, tem como
característica fundamental a intangibilidade para a venda dessas experiências pelo que o processo
de consumo resulta numa produção memórias e experiências.
A presente investigação tem como objetivo estudar a influência do marketing experiencial
na intenção de compra de experiências de ecoturismo, onde se definiu a seguinte questão de
investigação: “Como é que o marketing experiencial influência o consumidor na intenção de
compra de experiências de ecoturismo?”. Neste sentido, adaptou-se os módulos estratégicos do
marketing experiencial (SENSE, FEEL, THINK, ACT e RELATE), propostos pelo autor Schmitt, às
experiências de ecoturismo e analisou-se o efeito desses mesmos ao nível da satisfação e,
consequentemente, a nível da lealdade, WOM e intenção de compra.
Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário online aos turistas
portugueses, onde se recolheu 145 respostas, sendo que apenas 129 serão o foco desta
investigação. Os resultados da análise mostram relações positivas entre os módulos do marketing
experiencial e a satisfação e, consequentemente, da satisfação com a lealdade, WOM e intenção
de compra. Assim, os resultados obtidos permitem conhecer melhor estes consumidores de
ecoturismo e como o marketing experiencial pode ser um grande contributo para a implementação
de estratégias de marketing mais eficazes e que favorecem a satisfação do consumidor. The evolution of society has changed consumers' lives, and they are willing to buy experiences that allow them to relax and reduce pressure. Tourism has become a key driver for the economy, and tourism activities are by their own nature considered experiences and therefore have a high potential for experiential marketing. Given the current trends, there is a growing interest among tourists for natural spaces and the consumption of experiences linked to nature, creating a favorable environment for the expansion of ecotourism. Thus, the major focus of this research is ecotourism in Portugal. As a segment of tourism oriented to nature, it has as a fundamental characteristic the intangibility for the sale of these experiences, so that the consumption process results in the production of memories and experiences. The present research aims to study the influence of experiential marketing on the purchase intention of ecotourism experiences, with the following research question: "How does experiential marketing influence the consumer's purchase intention of ecotourism experiences?". In this sense, we adapted the strategic modules of experiential marketing (SENSE, FEEL, THINK, ACT, and RELATE), proposed by the author Schmitt, to ecotourism experiences and analyzed their effect on satisfaction and, consequently, on loyalty, WOM, and purchase intention. The data has been collected through the application of an online questionnaire to Portuguese tourists, where 145 answers were collected, and only 129 will be the focus of this research. The results of the analysis show positive relationships between the modules of experiential marketing and satisfaction and, consequently, satisfaction with loyalty, WOM, and purchase intention. Thus, the results obtained allow a better understanding of these ecotourism consumers and how experiential marketing can be a great contribution to the implementation of more effective marketing strategies that favor consumer satisfaction. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão (especialização em Gestão Geral) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87065 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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