Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86908

TítuloCenário com múltiplas vítimas no contexto do Serviço de Urgência: estratégias de atendimento e gestão de emergências
Outro(s) título(s)Multiple victims scenario in emergency room context: emergency care and management strategies
Autor(es)Ribeiro, Carla Manuela Lopes
Orientador(es)Cainé, João
Palavras-chaveEnfermeiros
Emergência e catástrofe
Triagem de múltiplas vítimas
Nurses
Emergency and disaster
Multiple victim’s triage
Data10-Out-2023
Resumo(s)Situações de catástrofe e emergência com múltiplas vítimas estão presentes no nosso quotidiano, um pouco por todo o planeta. A ocorrência cada vez mais frequente de fenómenos naturais, riscos biológicos ou radiológicos, ou até mesmo conflitos humanos, deveria consciencializar os enfermeiros para a necessidade de reforçar as competências em desastres e atualizar com frequência a sua formação e participação em exercícios. Os enfermeiros constituem o maior grupo de profissionais de saúde habitualmente envolvidos e são elementos cruciais na resposta a uma situação com múltiplas vítimas, pelo que devem ser envolvidos em todas as fases da gestão de desastres, desde a avaliação do risco e planeamento, até à resposta propriamente dita. Deve ser feito um levantamento das necessidades educacionais e aprimorados os métodos de formação e treino, para que os enfermeiros sejam capacitados do nível de competência exigido para esse tipo de situações. Perante situações de exceção, a triagem assume contornos diferentes da triagem em contexto hospitalar, pela necessidade de dar resposta a múltiplas vítimas, a maior parte das vezes acima da capacidade, o que obriga a selecionar quem deve ou não receber tratamento. A elaboração deste relatório, surge no âmbito da Unidade Curricular Opção - Estágio, do Curso de Mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, em consórcio com a Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a metodologia utilizada é a metodologia de projeto, com caráter descritivo e reflexivo das atividades realizadas e competências desenvolvidas. Foi desenvolvido um Projeto de Intervenção em Serviço, cujo principal objetivo foi o de promover práticas de qualidade no atendimento de enfermagem à pessoa em situação crítica, vítima de emergência e catástrofe. Recorreu-se à realização de uma sessão formativa como forma de melhorar os conhecimentos e sensibilizar a equipa de enfermagem para a importância da sua preparação para uma intervenção em cenário de emergência e catástrofe, assim como à construção de um fluxograma, para auxiliar na triagem de situação de múltiplas vítimas. Após a análise das respostas ao questionário, aplicado como instrumento de avaliação da sessão, depreende-se que o tema foi considerado muito pertinente, que o interesse da equipa sobre o tema é elevado e que a transmissão de conhecimentos, foi conseguida com sucesso.
Disaster and emergency situations with multiple victims are present in our daily lives, all over the planet. The increasingly frequent occurrence of natural phenomena, biological or radiological hazards, or even human conflicts, should make nurses aware of the need to strengthen skills in disasters and frequently update their training and participation in exercises. Nurses are the largest group of health professionals usually involved and are crucial elements in the response to a situation with multiple victims, so they should be involved in all phases of disaster management, from risk assessment and planning, to response. A survey of educational needs should be carried out and training methods should be improved, so that nurses are trained to the level of competence required for this type of situation. In exceptional situations, triage assumes different contours from triage in a hospital context, due to the need to respond to multiple victims, most of the times above the capacity, which forces to select who should or should not receive treatment. The elaboration of this report comes within the scope of the Option Curricular Unit - Internship, of the Master's Course in Nursing of the Person in Critical Situation, of the Higher School of Nursing of the University of Minho, in consortium with the School of Health of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro and the methodology used is the project methodology, with a descriptive and reflective character of the activities carried out and the skills developed. A Service Intervention Project was developed, whose main objective was to promote quality practices in nursing care for person in critical situation, victims of emergencies and catastrophes. A training session was carried out to improve knowledge and sensitize the nursing team to the importance of their preparation for an intervention in an emergency and catastrophe scenario, as well as the construction of a flowchart, to assist with the multiple victim’s triage. After analyzing the responses to the questionnaire applied as an evaluation tool for the session, it appears that the topic was considered very relevant, that the team's interest in the topic is high and that the knowledge transmission was successfully achieved.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86908
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ESE-CIE - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

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