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https://hdl.handle.net/1822/86833
Título: | Implementação de um sistema de gestão da qualidade numa associação de solidariedade social |
Outro(s) título(s): | Implementation of a quality management system in a social solidarity association |
Autor(es): | Silva, Catarina Isabel Rocha da |
Orientador(es): | Domingues, José Pedro Teixeira |
Palavras-chave: | Qualidade Sistemas de gestão de qualidade NP ES ISO 9001 Instituições Particulares de Solidariedade Social Quality Quality management systems Private Institutions of Social Solidarity |
Data: | 28-Jun-2023 |
Resumo(s): | A presente investigação tem como objetivo o estudo da gestão da qualidade nas instituições
particulares de solidariedade social, tendo como finalidade perceber de que forma se concretiza a
gestão da qualidade no terceiro setor, o setor social assim como desenvolver um plano de
implementação de um sistema de qualidade, de acordo com a NP ES ISO 9001, norma guia pela
quais as organizações se devem guiar para implementar os seus sistemas de gestão de qualidade.
O sistema será aplicado numa IPSS, nomeadamente a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais
do Distrito de Braga. A metodologia adotada é de índole qualitativa, suportado na pesquisa
bibliográfica para construir um quadro concetual devidamente fundamentado e que permita
perceber este processo.
De facto, a qualidade promove a melhoria de uma organização através da melhoria contínua dos
seus produtos e serviços, do aumento da satisfação dos clientes, da redução de custos de
execução das tarefas e do alcance de uma maior competitividade nos mercados e a gestão da
qualidade traduz-se no processo de planeamento, implementação e avaliação das estruturas de
garantia dos sistemas, procedimentos e atividades relacionadas com a qualidade.
Com a elaboração da presente investigação foi possível concluir que, no âmbito das IPSS, a gestão
da qualidade é voltada para os valores e missão das instituições, pelo que este processo deve ser
adaptado às respostas sociais de cada instituição, devendo ser concebida em função da visão das
atividades que vai desenvolver, devendo esta ser traduzida em propostas de valor concretas e
sustentáveis. This research aims to study quality management in private social solidarity institutions, in order to understand how quality management is implemented in the third sector, the social sector, as well as to develop an implementation plan for a quality system, in accordance with the NP ES ISO 9001, the standard guide by which organisations should be guided to implement their quality management systems. The system will be applied in an IPSS, namely the Association for the Support of the Visually Impaired in the District of Braga. In fact, quality promotes the improvement of an organisation through the continuous improvement of its products and services, the increase in customer satisfaction, the reduction of task execution costs and the achievement of greater competitiveness in the markets. With the development of this research it was possible to conclude that, in the IPSS context, quality management is oriented to the values and mission of the institutions, so this process should be adapted to the social responses of each institution, and should be designed according to the vision of the activities it will develop, and this should be translated into concrete and sustainable value propositions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86833 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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