Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/86587
Título: | Todos em carreiro até ao formigueiro |
Autor(es): | Nobre, Alexandra |
Palavras-chave: | Metodo científico Educação pré escolar Formigas Ciencias |
Data: | 2023 |
Resumo(s): | O projeto teve início com a leitura e a exploração da história “O Urso Formigueiro” de Luísa Ducla Soares, após as quais as crianças estabeleceram um diálogo sobre as formigas e demonstraram curiosidade e interesse em saber mais sobre elas. Na ótica da tipologia de trabalho desenvolvido ao nível do Pré-Escolar, as crianças primeiramente expressaram as suas ideias e, a partir delas, perspetivou-se a emergência de um trabalho de projeto, inicialmente executado em pequenos grupos e depois partilhado no grupo alargado das crianças de 3 a 5 anos. Toda a exploração teve como meta a resposta a quatro grandes questões: “Como são as formigas?”; “O que é o formigueiro”; “Quem vive no formigueiro?”; “O que fazem as formigas?”. No decorrer deste estudo aprofundado, as crianças tiveram a oportunidade de saber mais sobre estes animais e o seu modo de vida, através da exploração orientada de enciclopédias disponíveis na sala e na biblioteca do Colégio e de livros e materiais enviados pelas famílias. Esta exporação levou à saída da sala de aula para observação das formigas na natureza, seguindo-se a observação de um formigueiro artificcial disponibilizado pelo STOL/Dep. Biologia (Universidade do Minho) numa visita planeada ao colégio, onde também foram mostrados novos materiais e criadas algumas dinâmicas de grupo. O entusiasmo gerado nas crianças espoletou a aquisição de um formigueiro para observação permanente na sala, com consequentes registos e inferência de ilações. Todo o processo foi acompanhado com o recurso à expressão plástica e artística (desenho, recorte, pintura, modelagem e música) com linguagem e expressão oral como pano de fundo e a criação de portefólios individuais que testemunham a evolução de cada criança. Durante o processo, o STOL/Dep BIologia acompanhou a objetivação da comunicação de Ciência entre as crianças e familiares. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86587 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIII encontro CCiências_Formigas.pdf | 504,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Formigas.pdf | 556,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons