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https://hdl.handle.net/1822/86510
Título: | Nós e a mediação - tu emancipado |
Autor(es): | Dantas, Juliana Novais |
Orientador(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Acolhimento residencial Mediação Construção de laços afetivos Foster home Mediation Building affective bonds |
Data: | 13-Dez-2022 |
Resumo(s): | Este relatório é o trabalho de final de curso do Mestrado de Educação, na área de
especialização em Mediação Educacional, desenvolvido em contexto de acolhimento
residencial, intitulado “Nós e a Mediação – Tu Emancipado”. A mediação tem a
capacidade de encurtar distâncias, promovendo a comunicação e facilitando a
relação entre as pessoas, transformando-as através da (re)educação
comportamental, valorização, reconhecimento e pelo (re)estabelecimento dos laços
afetivos. Os ideais teóricos da mediação estão assentes na mudança, transformação,
na autonomização, no desenvolvimento pessoal e interpessoal, com impacto na
melhoria da qualidade de vida das pessoas, desconstruindo da sua bagagem de vida
situações negativas e desenvolvendo e emancipando as positivas. A intervenção
proposta parte do consenso científico sobre a importância de (re)estabelecer os laços
afetivos intra e interpessoais, sobretudo no contexto de acolhimento residencial no
qual as histórias de vida dos seus residentes se caracterizam por vivências
normalmente perniciosas. Neste âmbito, a Mediação caracteriza-se como elemento
chave no processo de resolução de conflitos, constituindo uma ponte sólida entre os
seus intervenientes e a capacitação almejada. A intervenção perfila-se por uma
metodologia de investigação-ação participativa. Os resultados principais do presente
estudo revelam que a desvinculação identificada em cada criança e jovem, aquando
da sua chegada à instituição, é reflexo de uma desestruturação emocional, quer a
nível pessoal, quer interpessoal. Para concretizar o processo de investigação-ação
participativa projetado, foi desenvolvido um conjunto de dispositivos, a saber: um
Diário de Partilha, o mesmo que se configurou como método de recolha de
informação e, simultaneamente, de intervenção através dos Desafios Diários e das
Dinâmicas de Grupo nele redigidos; um Calendário de amor e um Grupo no
WhatsApp. Cada sessão dinamizada foi previamente pensada e planificada a partir
da interpretação das fragilidades espelhadas nas respostas das crianças e jovens
participantes e consequente levantamento de necessidades. Note-se que as sessões
foram realizadas com todas as condicionantes e limitações do contexto, adensadas
pelo surto pandémico de COVID-19, que se alojou na nossa vida, mas que, com o
empenho, a persistência, a responsabilidade partilhada e o amor foram contornados
por forma a dar continuidade ao projeto. This report is the final work of the Master of Education, in the area of specialization in Educational Mediation, developed in a foster home context, entitled “We and Mediation – You Emancipated”. Mediation can shorten distances, promote communication and facilitate the relationship between people, transforming them through behavioral (re)education, appreciation, recognition, and (re)establishment of affective bonds. The theoretical ideals of mediation are based on change, transformation, empowerment, and personal and interpersonal development, with an impact on improving people's quality of life, deconstructing negative situations from their baggage of life, and developing and emancipating positive ones. The proposed intervention is based on the scientific consensus about the importance of (re)establishing affective intra and interpersonal bonds, especially in the context of foster home in which the life stories of its residents are characterized by pernicious experiences. In this context, mediation is a key element in the conflict resolution process, providing a solid bridge between its participants and the desired empowerment. The intervention is profiled by a participatory action-research methodology. The main results of the present study reveal that the disconnection we found in each child and young person upon arrival at the institution is a reflection of an emotional breakdown, both on a personal and interpersonal level. To realize the designed participatory action-research process, a set of instruments was developed, namely: a Sharing Diary, the same one that was configured as a method of information collection and, simultaneously, of intervention through the Daily Challenges and the Group Dynamics written in it; a Love Calendar and a WhatsApp Group. Each session was previously thought out and planned based on the interpretation of the weaknesses mirrored in the answers of the participating children and young people, and on the consequent survey of needs. It should be noted that the sessions were held with all the constraints and limitations of the context, heightened by the COVID-19 pandemic outbreak, which took hold in our lives, but which, with commitment, persistence, shared responsibility and love, were contoured in order to continue the project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86510 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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