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TítuloNós e a mediação - tu emancipado
Autor(es)Dantas, Juliana Novais
Orientador(es)Viana, Isabel Carvalho
Palavras-chaveAcolhimento residencial
Mediação
Construção de laços afetivos
Foster home
Mediation
Building affective bonds
Data13-Dez-2022
Resumo(s)Este relatório é o trabalho de final de curso do Mestrado de Educação, na área de especialização em Mediação Educacional, desenvolvido em contexto de acolhimento residencial, intitulado “Nós e a Mediação – Tu Emancipado”. A mediação tem a capacidade de encurtar distâncias, promovendo a comunicação e facilitando a relação entre as pessoas, transformando-as através da (re)educação comportamental, valorização, reconhecimento e pelo (re)estabelecimento dos laços afetivos. Os ideais teóricos da mediação estão assentes na mudança, transformação, na autonomização, no desenvolvimento pessoal e interpessoal, com impacto na melhoria da qualidade de vida das pessoas, desconstruindo da sua bagagem de vida situações negativas e desenvolvendo e emancipando as positivas. A intervenção proposta parte do consenso científico sobre a importância de (re)estabelecer os laços afetivos intra e interpessoais, sobretudo no contexto de acolhimento residencial no qual as histórias de vida dos seus residentes se caracterizam por vivências normalmente perniciosas. Neste âmbito, a Mediação caracteriza-se como elemento chave no processo de resolução de conflitos, constituindo uma ponte sólida entre os seus intervenientes e a capacitação almejada. A intervenção perfila-se por uma metodologia de investigação-ação participativa. Os resultados principais do presente estudo revelam que a desvinculação identificada em cada criança e jovem, aquando da sua chegada à instituição, é reflexo de uma desestruturação emocional, quer a nível pessoal, quer interpessoal. Para concretizar o processo de investigação-ação participativa projetado, foi desenvolvido um conjunto de dispositivos, a saber: um Diário de Partilha, o mesmo que se configurou como método de recolha de informação e, simultaneamente, de intervenção através dos Desafios Diários e das Dinâmicas de Grupo nele redigidos; um Calendário de amor e um Grupo no WhatsApp. Cada sessão dinamizada foi previamente pensada e planificada a partir da interpretação das fragilidades espelhadas nas respostas das crianças e jovens participantes e consequente levantamento de necessidades. Note-se que as sessões foram realizadas com todas as condicionantes e limitações do contexto, adensadas pelo surto pandémico de COVID-19, que se alojou na nossa vida, mas que, com o empenho, a persistência, a responsabilidade partilhada e o amor foram contornados por forma a dar continuidade ao projeto.
This report is the final work of the Master of Education, in the area of specialization in Educational Mediation, developed in a foster home context, entitled “We and Mediation – You Emancipated”. Mediation can shorten distances, promote communication and facilitate the relationship between people, transforming them through behavioral (re)education, appreciation, recognition, and (re)establishment of affective bonds. The theoretical ideals of mediation are based on change, transformation, empowerment, and personal and interpersonal development, with an impact on improving people's quality of life, deconstructing negative situations from their baggage of life, and developing and emancipating positive ones. The proposed intervention is based on the scientific consensus about the importance of (re)establishing affective intra and interpersonal bonds, especially in the context of foster home in which the life stories of its residents are characterized by pernicious experiences. In this context, mediation is a key element in the conflict resolution process, providing a solid bridge between its participants and the desired empowerment. The intervention is profiled by a participatory action-research methodology. The main results of the present study reveal that the disconnection we found in each child and young person upon arrival at the institution is a reflection of an emotional breakdown, both on a personal and interpersonal level. To realize the designed participatory action-research process, a set of instruments was developed, namely: a Sharing Diary, the same one that was configured as a method of information collection and, simultaneously, of intervention through the Daily Challenges and the Group Dynamics written in it; a Love Calendar and a WhatsApp Group. Each session was previously thought out and planned based on the interpretation of the weaknesses mirrored in the answers of the participating children and young people, and on the consequent survey of needs. It should be noted that the sessions were held with all the constraints and limitations of the context, heightened by the COVID-19 pandemic outbreak, which took hold in our lives, but which, with commitment, persistence, shared responsibility and love, were contoured in order to continue the project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86510
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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Juliana Conceicao Sampaio Novais Dantas.pdfRelatório de Estágio5,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

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