Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/86339
Título: | Metodologias de ensino da guitarra em Portugal: o ensino instrumental em grupo e a aprendizagem informal |
Outro(s) título(s): | Methodologies of guitar teaching in Portugal: group instrumental teaching and informal learning |
Autor(es): | Pacheco, António |
Palavras-chave: | Educação musical Guitarra Ensino instrumental em grupo Música de conjunto Tipologias musicais Music education Guitar Instrumental education in group Ensemble music Musical typologies |
Data: | 3-Ago-2023 |
Editora: | Eumed.net |
Revista: | Contribuciones a las Ciencias Sociales (CLCS) |
Citação: | Ribeiro, A. J. P. (2023). Metodologias de ensino da guitarra em Portugal: o ensino instrumental em grupo e a aprendizagem informal. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, São José dos Pinhais, v. 16, n. 8, pp. 8865–8883. DOI: 10.55905/revconv.16n.8-040. |
Resumo(s): | Esta reflexão centra-se no ensino da guitarra nas escolas especializadas de música em Portugal. Faz uma breve contextualização, Experiência Pedagógica de 1971, inserção no sistema geral de ensino, mencionando o programa e formas de avaliação. Menciona a reestruturação de 2009 e a introdução do ensino instrumental em grupo. Refere as metodologias associadas ao ensino não formal e informal e às tipologias musicais populares. O objetivo principal é consciencializar para a necessidade de introduzir no currículo musical outras formas de ensinar e aprender e outras músicas do mundo que respondam às perspetivas da população escolar que frequenta este tipo de ensino. This reflection focuses on the teaching of the guitar in specialized music schools in Portugal. Makes a brief contextualization, Pedagogical Experience of 1971, insertion in the general education system, mentioning the program and forms of assessment. Mentions the restructuring of 2009 and the introduction of instrumental group teaching. It mentions the methodologies associated with non-formal and informal teaching and popular music typologies. The main objective is to raise awareness of the need to introduce into the music curriculum other ways of teaching and learning and other world musics that respond to the perspectives of the school population attending this type of education. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86339 |
DOI: | 10.55905/revconv.16n.8-040 |
ISSN: | 1988-7833 |
Versão da editora: | https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1191 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metodologias de ensino da guitarra....pdf | 409,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons