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https://hdl.handle.net/1822/86210
Título: | A relevância do relatório de sustentabilidade na indústria automóvel |
Autor(es): | Costa, Maria Isabel Ferreira da |
Orientador(es): | Pinto, Lígia |
Palavras-chave: | Sustentabilidade Económico Social Ambiental Indústria automóvel Stakeholders Sustainability Economy Environmental Automotive industry |
Data: | 2-Ago-2023 |
Resumo(s): | São as empresas e as organizações em geral, os motores fundamentais da economia e da
geração de riqueza e de valor, estando este valor não só associado aos seus produtos e serviços, mas
também à forma como os desenvolvem e ao impacto que a sua atividade pode provocar. Numa
adaptação aos novos tempos e às necessidades do mercado, as empresas estão cada vez mais
conscientes do impacto que podem ter a nível económico, social e ambiental.
A sustentabilidade pode ser vista como uma vertente estratégica, que permite às organizações
otimizar as suas atividades e adotar uma postura de proatividade e de desenvolvimento sustentável.
Contudo, para obter real sustentabilidade, não basta otimizar e reduzir, é também necessário aplicar
estratégias e colocar em prática medidas de forma a garantir os níveis mínimos dos ativos ambientais,
protegendo assim gerações futuras.
Este estudo pretende responder à questão de investigação: “Como é que o relatório de
sustentabilidade pode ser uma mais-valia para a indústria automóvel?", através de um caso de estudo
na empresa Mário da Costa Martins. Pretende-se então compreender quais as práticas sustentáveis
usadas na indústria automóvel, o que é possível melhorar e de que forma. No relatório de
sustentabilidade, que esta dissertação pretende desenvolver, será aplicada a metodologia sugerida pela
Global Reporting Initiative (GRI). Foi ainda proposta uma metodologia de análise inovadora que permite
avaliar o desempenho de sustentabilidade da empresa através do relatório de sustentabilidade elaborado. Companies and organizations in general are the fundamental movers and shakers of the economy and responsible for much of the wealth, with this value not only associated with products and services that they provide, but also with the way they develop them and the impact that their activity can have on society. In order to adapt to new times and market needs, companies are increasingly aware of the impact they can have on an economic, social and environmental level. Sustainability can be seen as a strategic aspect, which allows organizations to optimize activities and adopt a proactive and sustainable stance towards development. However, to achieve real sustainability, it is not enough to optimize and cut costs, it is also necessary to apply strategies and put measures into practice in order to guarantee the minimum levels of environmental assets, thus protecting future generations. This study aims to answer the research question: "How can the sustainability report add value to the automotive industry?", through a case study at the company Mário da Costa Martins. This study focuses on sustainable practices already in practice in the automotive industry, what and how can things in MCM be improved. The methodology suggested by the Global Reporting Initiative (GRI) will be applied on the sustainability report, which this dissertation intends to develop. A new method to evaluate firms’ sustainability performance through sustainability report was developed and presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Monetária Bancária e Financeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86210 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Maria Isabel Ferreira da Costa.pdf Até 2026-08-02 | Dissertação de Mestrado | 1,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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