Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86161

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Eugéniapor
dc.contributor.authorKoppensteiner, Laura Johanna Quialheiropor
dc.date.accessioned2023-08-30T08:27:31Z-
dc.date.available2023-08-30T08:27:31Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.date.submitted2023-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/86161-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Clínica e Psicoterapia de Adultospor
dc.description.abstractIntrodução: A saúde mental dos estudantes tem ganho importância no Ensino Superior. Contudo, as universidades dispõem de um longo caminho para dar o apoio necessário. As atitudes dos estudantes face à procura de ajuda têm vindo a ser estudadas e, neste contexto, os traços de personalidade demonstram desempenhar um papel importante. Objetivos: analisar a relação dos traços de personalidade com as atitudes dos estudantes universitários relativamente à procura de ajuda de serviços de saúde mental e caracterizar o conhecimento dos estudantes da Universidade do Minho quanto à disponibilidade de ajuda psicológica nos campi. Método: 417 estudantes da UMinho (18 - 49 anos), responderam ao NEO-FFI e ao IAPSSM, no primeiro objetivo e 661 estudantes (18 - 63 anos), indicaram o seu conhecimento acerca das ajudas psicológicas nos campi da UMinho. Resultados: traços de personalidade como a Agradabilidade e Abertura à Experiência preveem atitudes mais positivas por parte dos estudantes. Por último, uma baixa percentagem (44.5%) dos estudantes tem conhecimento da ajuda psicológica disponível. Discussão: os traços de personalidade podem-nos ajudar a prever as atitudes dos estudantes em relação à terapia. Adicionalmente, é necessário melhorar a divulgação das ajudas psicológicas na UMinho, aumentando o conhecimento dos estudantes e incentivar a procura.por
dc.description.abstractIntroduction: The mental health of students has gained importance in Higher Education. However, universities have a long way to go to provide the necessary support. Students' attitudes towards seeking help have been studied and, in this context, personality traits are shown to play an important role. Objectives: to analyze the relationship of personality traits with the attitudes of university students regarding the search for help from mental health services and to characterize the knowledge of students at the University of Minho concerning the availability of psychological help on campuses. Method: 417 UMinho students (18 - 49 years old) answered the NEO-FFI and the IAPSSM in the first objective and 661 students (18 - 63 years old) indicated their knowledge about psychological help on UMinho campuses. Results: personality traits such as Agreeableness and Openness to Experience predict more positive attitudes on the part of students. Finally, a low percentage (44.5%) of students are aware of the psychological help available. Discussion: personality traits can help us predict students' attitudes toward therapy. In addition, it is necessary to improve the dissemination of psychological aids at UMinho, increasing the knowledge of students and encouraging demand.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectTraços de personalidadepor
dc.subjectMental healthpor
dc.subjectAttitudespor
dc.subjectPersonality traitspor
dc.titleSaúde mental no campus: traços de personalidade e atitudes face à procura de ajudapor
dc.title.alternativeMental health on campus: personality traits and attitudes towards seeking helppor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203344030por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Laura Johanna Quialheiro Koppensteiner.pdfDissertação de Mestrado795,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID