Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/86104
Título: | Qualidade das interações adulto-criança e envolvimento das crianças em contexto de creche |
Outro(s) título(s): | Quality of adult-child interactions and child’s engagement in the nursery context |
Autor(es): | Teixeira, Ana Filipa Barros |
Orientador(es): | Soares, Isabel Bento, Gabriela |
Palavras-chave: | Interações adulto-criança Creche Apoio emocional Estimulação em casa Envolvimento Adult-child interactions Nursery Emotional support Household stimulation Engagement |
Data: | 6-Jul-2023 |
Resumo(s): | A qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a vários resultados positivos nas crianças.
As interações adulto-criança têm uma grande influência na trajetória desenvolvimental das crianças nos
primeiros anos de vida. O apoio emocional dos profissionais de educação de infância e a estimulação
em casa por parte dos cuidadores têm consequências positivas nas crianças, nomeadamente nos níveis
mais elevados de envolvimento nas atividades. O envolvimento é uma condição necessária e essencial
para a aprendizagem das crianças. Com o objetivo de explorar a relação entre a qualidade das interações
adulto-criança e o envolvimento das crianças em contexto de creche, os dados foram recolhidos através
do Classroom Assessment Scoring System, do Questionário de Estimulação em Casa e do Individual
Child Engagement Record. A amostra envolve 111 crianças dos 12 aos 36 meses e 32 profissionais de
educação de infância. Os resultados mostram que o apoio emocional dos profissionais se correlaciona
positivamente com o envolvimento das crianças em contexto de creche, mas não evidenciaram que a
estimulação em casa está relacionada com o envolvimento das crianças nas atividades em creche. Este
estudo evidencia a importância de ambientes educativos de elevada qualidade para crianças com menos
de 3 anos de idade. The quality of nursery education has been associated with several positive results on children. Adult-child interactions have a great influence on the developmental trajectory of children in the early years of life. Emotional support of childhood education professionals and household stimulation by caregivers have positive consequences in children, in particular in higher levels of engagement in activities. Engagement is a necessary and essential condition for children’s learning. With the goal of exploring the relation between the quality of adult-child interactions and child’s engagement in the nursery context, data was collected through the Classroom Assessment Scoring System, the Home Stimulation Questionnaire, and the Individual Child Engagement Record. The sample involves 111 children from 12 to 36 months and 32 childhood education professionals. The results show that the emotional support of the professionals correlates positively with the engagement of children in the context of nursery, but do not verify that household stimulation is related to children’s engagement in activities. This study emphasizes the importance of high-quality learning environments in children under 3 years of age. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica na Infância e Adolescência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86104 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Filipa Barros Teixeira.pdf | Dissertação de Mestrado | 242,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons