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https://hdl.handle.net/1822/86019
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Anastácio, Zélia | por |
dc.contributor.author | Alves, Regina Ferreira | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.contributor.author | Azevedo, Manecas | por |
dc.contributor.author | Matos, Mayara M. | por |
dc.contributor.author | Iaochite, Roberto T. | por |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T09:17:55Z | - |
dc.date.available | 2023-08-08T09:17:55Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 2317-9449 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/86019 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A pandemia de COVID-19 teve impacto na saúde de todos a nível mundial, nomeadamente na saúde mental, especialmente devido às alterações sociais e económicas resultantes em grande parte das medidas adotadas para controlar a disseminação do vírus, entre as quais o encerramento das escolas. Vários estudos realizados durante o período pandémico relataram um aumento dos sintomas de depressão, stress e ansiedade nos professores e nos alunos. No entanto, pouco se sabe acerca das perspectivas dos professores face às medidas que foram implementadas aquando da reabertura das escolas e de que forma estas tiveram impacto na sua saúde mental e bem-estar e dos seus alunos. Este estudo integra um projeto mais alargado da UNESCO Chair "Global Health and Education" acerca da Reabertura das Escolas após a pandemia COVID-19. Objetivos: O objetivo deste estudo foi descrever o impacto das medidas implementadas nas escolas durante a sua reabertura, após o período de confinamento devido à pandemia COVID-19, na saúde mental de estudantes, docentes e não-docentes. Metodologia: Utilizou-se uma abordagem de métodos mistos com um design explicativo sequencial, tendose realizado uma pesquisa transversal online com recurso a um questionário traduzido e adaptado para o português do Brasil, de Moçambique e de Portugal, a partir do original em inglês construído pela UNESCO Chair. A amostra continha 381 docentes dos três países. Posteriormente, realizaram-se entrevistas individuais semiestruturadas com uma subamostra de 13 de professores que participaram no questionário. As variáveis analisadas neste estudo centraram-se nas medidas implementadas na escola e na forma como estas afetaram a saúde mental e o bem-estar dos alunos e do pessoal docente e não docente, realizando-se uma análise de conteúdo nas duas fases de recolha de dados. Resultados: Os resultados demonstraram que a grande maioria dos professores acreditava que as medidas implementadas após a reabertura das escolas tinham afetado a saúde mental dos alunos, especialmente, pelas limitações impostas às relações de proximidade e convívio. As palavras mais frequentes nos discursos dos professores foram ansiedade, isolamento e distanciamento, considerando que existiu um elevado impacto a nível psicológico, emocional e social. Na opinião dos professores, as medidas impostas, para além dos impactos declarados na saúde mental, apresentavam repercussões a 2 nível pedagógico, visto que os mesmos relataram que os alunos estavam menos concentrados e motivados. No que aos seus pares e não-docentes diz respeito, os professores identificaram igualmente sintomas de ansiedade e stress. No entanto, grande parte dos professores abordou o cansaço devido à elevada carga de trabalho e à constante preocupação com as medidas protetoras de transmissão do vírus. Conclusões: Os resultados deste estudo evidenciam que a reabertura das escolas foi considerada altamente benéfica para todos os elementos da comunidade educativa. Contudo, os alunos não estariam preparados para um regresso à escola com medidas tão restritivas ao nível das suas relações interpessoais. Desta forma, na perspectiva dos professores, as medidas implementadas nas escolas impactaram inequivocamente a saúde mental e o bem-estar dos alunos, bem como dos docentes e não-docentes devido a alterações em suas cargas e rotinas de trabalho. Este estudo permite alertar para a importância de se construírem programas de prevenção e educação em saúde mental e bem-estar na escola, bem como de fornecer serviços de apoio adequados às necessidades de toda a comunidade escolar, com vista à promoção da saúde mental e bem-estar em períodos pós-pandémicos. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho tem o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do projeto estratégico do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) CIEC) com a referência UIDB/00317/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Unijuí | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Reabertura das escolas | por |
dc.subject | Profissionais de Educação | por |
dc.subject | COVID-19 | por |
dc.title | Impacto das medidas implementadas na abertura das escolas durante a pandemia COVID-19 na saúde mental e bem-estar: perspetivas dos professores | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/conintsau/issue/view/242 | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 2 | por |
oaire.citationConferencePlace | Ijuí, RS, Brasil | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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10ºCIS_SaudeMental-Covid-Reopen.pdf | 577,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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