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TítuloImpacto das medidas implementadas na abertura das escolas durante a pandemia COVID-19 na saúde mental e bem-estar: perspetivas dos professores
Autor(es)Anastácio, Zélia
Alves, Regina Ferreira
Carvalho, Graça Simões de
Azevedo, Manecas
Matos, Mayara M.
Iaochite, Roberto T.
Palavras-chaveReabertura das escolas
Profissionais de Educação
COVID-19
Data2023
EditoraEditora Unijuí
Resumo(s)Introdução: A pandemia de COVID-19 teve impacto na saúde de todos a nível mundial, nomeadamente na saúde mental, especialmente devido às alterações sociais e económicas resultantes em grande parte das medidas adotadas para controlar a disseminação do vírus, entre as quais o encerramento das escolas. Vários estudos realizados durante o período pandémico relataram um aumento dos sintomas de depressão, stress e ansiedade nos professores e nos alunos. No entanto, pouco se sabe acerca das perspectivas dos professores face às medidas que foram implementadas aquando da reabertura das escolas e de que forma estas tiveram impacto na sua saúde mental e bem-estar e dos seus alunos. Este estudo integra um projeto mais alargado da UNESCO Chair "Global Health and Education" acerca da Reabertura das Escolas após a pandemia COVID-19. Objetivos: O objetivo deste estudo foi descrever o impacto das medidas implementadas nas escolas durante a sua reabertura, após o período de confinamento devido à pandemia COVID-19, na saúde mental de estudantes, docentes e não-docentes. Metodologia: Utilizou-se uma abordagem de métodos mistos com um design explicativo sequencial, tendose realizado uma pesquisa transversal online com recurso a um questionário traduzido e adaptado para o português do Brasil, de Moçambique e de Portugal, a partir do original em inglês construído pela UNESCO Chair. A amostra continha 381 docentes dos três países. Posteriormente, realizaram-se entrevistas individuais semiestruturadas com uma subamostra de 13 de professores que participaram no questionário. As variáveis analisadas neste estudo centraram-se nas medidas implementadas na escola e na forma como estas afetaram a saúde mental e o bem-estar dos alunos e do pessoal docente e não docente, realizando-se uma análise de conteúdo nas duas fases de recolha de dados. Resultados: Os resultados demonstraram que a grande maioria dos professores acreditava que as medidas implementadas após a reabertura das escolas tinham afetado a saúde mental dos alunos, especialmente, pelas limitações impostas às relações de proximidade e convívio. As palavras mais frequentes nos discursos dos professores foram ansiedade, isolamento e distanciamento, considerando que existiu um elevado impacto a nível psicológico, emocional e social. Na opinião dos professores, as medidas impostas, para além dos impactos declarados na saúde mental, apresentavam repercussões a 2 nível pedagógico, visto que os mesmos relataram que os alunos estavam menos concentrados e motivados. No que aos seus pares e não-docentes diz respeito, os professores identificaram igualmente sintomas de ansiedade e stress. No entanto, grande parte dos professores abordou o cansaço devido à elevada carga de trabalho e à constante preocupação com as medidas protetoras de transmissão do vírus. Conclusões: Os resultados deste estudo evidenciam que a reabertura das escolas foi considerada altamente benéfica para todos os elementos da comunidade educativa. Contudo, os alunos não estariam preparados para um regresso à escola com medidas tão restritivas ao nível das suas relações interpessoais. Desta forma, na perspectiva dos professores, as medidas implementadas nas escolas impactaram inequivocamente a saúde mental e o bem-estar dos alunos, bem como dos docentes e não-docentes devido a alterações em suas cargas e rotinas de trabalho. Este estudo permite alertar para a importância de se construírem programas de prevenção e educação em saúde mental e bem-estar na escola, bem como de fornecer serviços de apoio adequados às necessidades de toda a comunidade escolar, com vista à promoção da saúde mental e bem-estar em períodos pós-pandémicos.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86019
ISSN2317-9449
Versão da editorahttps://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/conintsau/issue/view/242
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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