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TítuloPercepção de professores e enfermeiros de saúde escolar sobre a realidade das escolas promotoras de saúde no Norte de Portugal
Autor(es)Lusquinhos, Leonel
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chavesaúde
educação
escola
Data2023
EditoraUniversidade de Évora. Centro de Investigação em Educação e Psicologia (UE/CIEP)
CitaçãoLusquinhos, L. & Carvalho, G.S. (2023) Percepção de professores e enfermeiros de saúde escolar sobre a realidade das escolas promotoras de saúde no Norte de Portugal. Bonito, J., Coppi, M., Pequeno, M., Oliveira, H., Cristóvão, A.M. & Tirapicos, F. (Coord.) V Congresso Nacional de Educação para a Saúde - Livro de Resumos. Évora: CIEP-UE, p.51.
Resumo(s)Uma Escola Promotora de Saúde (EPS) é definida como uma escola que procura de forma constante o fortalecimento da sua capacidade de se tornar um local mais saudável. É orientada para a ação e participativa, isto é, a comunidade educativa (alunos, funcionários, professores e pais) assumem um papel ativo na tomada de decisão e nas atividades. Este estudo pretende dar resposta às seguintes questões de investigação: i) As escolas do concelho de uma zona Norte do país adotam as componentes de uma EPS? ii) Como são implementados os programas e projetos de Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar (PEpS-ME)? iii) Quais os constrangimentos identificados pelos professores e enfermeiros de saúde escolar relativos à implementação de programas e projetos de PEpSME?. Para tal, recorreu-se à metodologia qualitativa, com recurso à técnica de entrevista semiestruturada realizada a professores e a enfermeiros que exercem a sua atividade em saúde escolar. Participaram neste estudo, seis agrupamentos de escolas, da zona norte do país. Realizou-se uma análise qualitativa dos dados obtidos através das 14 entrevistas semiestruturadas, recorrendo à análise de conteúdo e respetiva categorização nas diferentes categorias, subcategorias e sub-subcategorias da análise, com recurso ao software de análise qualitativa NVivo®. Quanto às componentes de uma EPS, na perceção dos enfermeiros e dos professores, as escolas implementam todas as componentes. Contudo, é necessário um maior investimento no Ambiente Físico, nas Competências Individuais para a Saúde e Competências para a Ação e nas Ligações com a Comunidade. No que se refere à Implementação de Programas e Projetos de PEpS-ME, com este estudo foi possível constatar que as Áreas Temáticas abordadas são as recomendadas quer ao nível internacional quer nacional. O planeamento das atividades de promoção e educação para a saúde (PEpS) é realizado pelas Equipas de Educação para a Saúde, os alunos e pais são consultados sobre as suas necessidades, mas não tomam decisões quanto ao trabalho ser desenvolvido. A implementação das atividades de PEpS é realizada em conjunto pelos professores e pelos enfermeiros e a avaliação é realizada com recurso a instrumentos do tipo atas, relatórios e questionários de satisfação e avaliação de conhecimentos. Os constrangimentos referidos foram: i) os programas das disciplinas serem muito extensos, e a prioridade das escolas ser o sucesso académico dos alunos; ii) o excesso de propostas de programas e projetos que são oferecidos às escolas sem articulação efetiva entre as partes; iii) a falta de tempo dos profissionais, de financiamento para a PEpS-ME e de recursos humanos.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85954
ISBN978-972-778-319-9
Versão da editorahttps://www.vcneps.uevora.pt/livro-de-resumos/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
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V-CNEPS_Prof+Enf_EPS.pdf602,1 kBAdobe PDFVer/Abrir

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