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https://hdl.handle.net/1822/85932
Título: | Narrative writing proficiency in children with and without attention deficit/hyperactivity disorder |
Outro(s) título(s): | Proficiência na escrita de narrativas em crianças com e sem perturbação de défice de atenção e hiperatividade |
Autor(es): | Costa, Núria Micaela Perpétua da |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda Cadime, Irene Maria Dias |
Palavras-chave: | PDAH Narrativas Estímulo visual Proficiência na escrita ADHD Narratives Visual stimulus Writing proficiency |
Data: | 13-Jul-2023 |
Resumo(s): | A escrita é uma tarefa de extrema importância, e a sua produção em grupos de crianças com
desenvolvimento atípico merece ser estudado, uma vez que as crianças com PDAH têm
geralmente piores resultados em tarefas de escrita narrativa do que os seus pares sem PDAH.
Os principais objetivos deste estudo são analisar as diferenças na construção de narrativas
entre uma tarefa com uma sequência de imagens e uma tarefa com uma instrução escrita, e
verificar se o vocabulário, a memória de trabalho e a atenção são preditores da proficiência
na escrita. Portanto, dois grupos de crianças, um com alunos de desenvolvimento típico (n=63)
e outro constituído por crianças com PDAH (n=5), foram submetidos a testes padronizados
para o QI, o vocabulário, a memória de trabalho e a atenção. Depois disso, foram submetidas
a duas tarefas de escrita de narrativas. Os resultados mostram que uma tarefa narrativa com
um estímulo visual aumenta a produtividade na escrita em ambos os grupos, sendo que o
grupo com desenvolvimento típico apresentou pontuações mais elevadas em ambas as
tarefas narrativas. O vocabulário, a memória de trabalho e a atenção não se revelaram
preditores da proficiência na escrita. Writing is a tremendously important task, and its development in atypical developing groups is worth studying, given that children with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder generally do worse in narrative writing tasks than their typically developing peers. The main objective of this study is to analyze the differences in the construction of a narrative between a task with a visual stimulus (six images) and a task with a written instruction, as well as ascertain whether vocabulary, working memory and attention are predictors of writing proficiency in children with and without ADHD. To achieve this, one group of typically developing children (n=63) and one group of children with ADHD (n=5) were assessed with standardized tests for working memory, attention, vocabulary, and IQ. After that, they completed two narrative writing tasks. Results show that a narrative task with a visual stimulus increases the productivity in writing in both groups, although the typically developing group showed higher scores in both narrative tasks. Vocabulary, working memory and attention were not significant predictors of writing proficiency. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Educational Psychology |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85932 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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