Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85923

TítuloParenting and climate change: what are parents’ perceived roles and worries?
Outro(s) título(s)Parentalidade e alterações climáticas: qual é a perceção dos pais sobre os seus papéis e preocupações?
Autor(es)Severo, Ana Flávia Franco
Orientador(es)Rosário, Pedro
Cunha, Jennifer
Palavras-chaveAlterações climáticas
Eco-parentalidade
Estudo qualitativo
Papel parental
Preocupação parental
Climate change
Eco-parenting
Parental role
Parental worry
Qualitative study
Data13-Jul-2023
Resumo(s)A atual crise climática desafia a parentalidade devido ao seu impacto negativo no futuro das crianças e adolescentes. Estudos anteriores, centrados na parentalidade e nas alterações climáticas, analisaram as preocupações dos pais, os comportamentos de mitigação das alterações climáticas e as suas relações com os comportamentos dos seus filhos. No entanto, quais são as percepções espontâneas dos pais sobre os seus papéis e preocupações neste contexto? O presente estudo tem como objetivo explorar as percepções dos pais sobre os seus papéis e preocupações através de uma entrevista semiestruturada. Os participantes foram 29 pais de adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos. Para minimizar um potencial enviesamento, a primeira parte da entrevista incluiu questões gerais sobre a parentalidade, enquanto que a segunda parte se centrou em questões específicas sobre a parentalidade e as alterações climáticas. Os dados foram analisados através de uma análise de conteúdo, seguindo uma abordagem dedutiva. Os resultados indicaram que os pais não percepcionaram espontaneamente a educação dos filhos sobre questões ambientais como parte das suas funções parentais, nem expressaram espontaneamente as alterações climáticas como uma preocupação parental. No entanto, na segunda parte da entrevista, mais de metade dos participantes referiu estar preocupado e envolvido em ações de eco treino e modelação. Apesar desta preocupação e envolvimento, os resultados sugerem que as alterações climáticas não parecem ser atualmente consideradas como uma prioridade nos papéis parentais percebidos pelos participantes. Neste estudo são ainda apresentadas implicações para a investigação e a prática.
The current climate crisis challenges parenting due to its negative impact on children’s future. Prior studies, focused on parenting and climate change, analyzed parental worries, climate change mitigation behaviors and their relationships to children’s behaviors. However, what are parents’ spontaneous perceptions of their roles and worries in this context? The current study aims to explore parents' perceptions of their roles and worries through a semi-structured interview. Participants were 29 parents of early adolescents aged 10 to 11 years. To minimize potential biases, the first part of the interview encompassed general questions about parenting, while the second part focused on specific questions about parenting and climate change. Data were analyzed through content analysis, following a deductive approach. Findings indicated that parents did not spontaneously perceive educating their children about environmental issues as part of their parental roles nor spontaneously express climate change as a parental worry. Nevertheless, in the second part of the interview, more than half of the participants reported being worried and involved in eco-training and modeling. Despite this worry and involvement, results suggest that climate change seems not currently viewed as a main priority of the participating parents’ perceived roles. Implications for research and practice are provided.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85923
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Ana Flavia Franco Severo.pdfDissertação de mestrado588,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

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