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https://hdl.handle.net/1822/85882
Título: | Gestão de desperdícios Lean: a criatividade não utilizada dos profissionais de saúde |
Outro(s) título(s): | Lean management: non-utilized criativity of healthcare professionals |
Autor(es): | Silva, Beatriz Navio |
Orientador(es): | Crispim, José António Almeida |
Palavras-chave: | Lean Oitavo desperdício Melhoria contínua Profissionais de saúde Eight waste Continuous improvement Healthcare professionals |
Data: | 29-Jul-2023 |
Resumo(s): | O pensamento Lean é uma estratégia de gestão que permite a redução dos desperdícios provocados
durante o processo de produção, tendo sido especificados dentro desta temática oito desperdícios. Sendo
um tema cujo interesse tem vindo a aumentar, a sua aplicação tem sido recorrente nos diferentes
setores, inclusive na Saúde. Ao implementar esta estratégia de gestão é obrigatório ter em conta o fator
humano, que constitui quer as instituições de saúde quer este pensamento. Isto porque, a qualidade da
prestação dos cuidados de saúde depende diretamente dos seus profissionais e, por isso, é necessário
que estes se sintam reconhecidos, de forma a evitar o oitavo desperdício do pensamento Lean designado
por talento/criatividade não utilizada.
Existindo uma clara falta de estudos na literatura atual sobre o oitavo desperdício, este trabalho
pretende sugerir um procedimento de melhoria contínua para a auscultação dos profissionais de saúde
ao CHMTAD. Deste modo, seria possível a criação de um “espaço” fixo onde os profissionais de saúde
poderiam dar as suas opiniões, sugestões e feedback, evitando, assim, que estes não se sintam ouvidos.
Para a concretização deste estudo recorreu-se a uma metodologia qualitativa, que se baseou em
métodos de recolha de dados primários: entrevistas não-estruturadas em grupo e individuais aos
enfermeiros do Serviço de Oncologia Médica do CHTMAD.
Os resultados obtidos sugerem que o procedimento seja uma reunião mensal com um representante
do Centro de Gestão Oncológico e da Direção de Enfermagem, juntamente com a enfermeira-chefe, a
equipa multidisciplinar de saúde e três representantes dos enfermeiros da prestação dos cuidados de
saúde, sendo que estes últimos vão alterando entre todos os enfermeiros do serviço. A informação
chegaria ao Conselho de Administração através de uma ata divulgada por email e de um contacto entre
este conselho e o centro referido anteriormente; já o seu feedback seria devolvido aos enfermeiros com
um comunicado oficial via email assim como através do Centro de Gestão Oncológico e da enfermeira chefe. Este estudo contribui, assim, com uma derivable de melhoria contínua para o CHTMAD,
recomendando, ainda, outra que complementa este mesmo procedimento. The Lean thinking is a management strategy that allows the waste reduction caused during the production process and eight wastes have been specified within this theme. As a subject whose interest has been increasing, its application has been regular in different sectors, including Healthcare. When implementing this management strategy, it is mandatory to consider the human factor, which constitutes not only the healthcare institution but also this kind of thinking. This is so because the quality of health care depends directly on its professionals and, therefore, it is necessary for them to feel recognized to avoid the eighth waste of Lean thinking called non utilized talent. Since there is a clear dearth of studies on the eighth waste in the current literature, this project aims to suggest a continuous improvement procedure for listening to healthcare professionals in the CHTMAD. In this way, it would be possible to create a positioned “space” where healthcare professionals could give their opinions, suggestions and feedback, thus preventing them to not feel heard. For this study to happen the researcher conducted a qualitative methodology based on primarily data collection methods: non-structured group and individual interviews with nurses from the Medical Oncology Service of the CHTMAD. The results obtained suggest that the procedure would be a monthly meeting with one representative of the Oncology Management Center and the Nursing Board, along with the head nurse, the multidisciplinary health team and three representatives of the care nurses, the latter changing among all nurses of the service. The information would reach the Board of Directors through minutes disseminated by email and a contact between this board and the center; their feedback would be returned to the nurses with an official communication via email as well as through the Oncology Management Center and the head nurse. Hence, this study contributes with a continuous improvement derivable for the CHTMAD and recommends another one that complements this same procedure. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Trabalho de projeto de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85882 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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