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TítuloIdentidade sexual, a discriminação no mercado de trabalho e estratégias identitárias para estilhaçar a heteronormatividade
Outro(s) título(s)Sexual identity, discrimination in the labour market and identity management strategies to shatter heteronormativity
Autor(es)Silva, Ana Francisca Claro da
Orientador(es)Fernandes, Maria Emília Pereira
Palavras-chaveDiscriminação
Heteronormatividade
Homens gay
Mercado de trabalho
Discrimination
Heteronormativity
Gay men
Labour market
Data24-Jul-2023
Resumo(s)A presente Dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho, tem como principal objetivo a investigação das perceções de discriminação sofrida pelos homens gay no mercado de trabalho português e a análise das respetivas estratégias de gestão de identidade que utilizam para gerir a sua visibilidade e para combater e lidar com o preconceito. Apesar das leis progressistas de proteção e reconhecimento dos direitos das minorias sexuais em Portugal, continuamos a viver numa sociedade que se rege por regras heteronormativas e onde a discriminação ainda persiste em inúmeros contextos, inclusive o laboral. Esta temática de investigação mostra-se relevante já que esta área de estudos é pouco explorada no contexto nacional. No âmbito desta investigação, e de modo a responder às questões de partida e aos objetivos de investigação, foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas em profundidade a homens gay com experiência no mercado de trabalho português. Posteriormente, os dados recolhidos sobre as suas realidades laborais foram tratados, analisados e discutidos em comparação com a literatura. Como principais conclusões deste estudo ressaltamos a normalização e a desvalorização da discriminação subtil no dia a dia laboral, justificada pelas normas culturais, sociais e organizacionais que permitem a manutenção da heteronormatividade e a legitimação das microagressões às minorias sexuais. Esta discriminação acaba por ter consequências ao nível do bem-estar pessoal e laboral. Também foi possível concluir que o processo de gestão de identidade é complexo, continuo e único para cada pessoa. Para os participantes desta investigação, a escolha de estratégia identitária diverge significativamente no grau de visibilidade que dão à sua orientação sexual no local de trabalho. Estas escolhas são diretamente influenciadas pelos contextos, ambientes, relações interpessoais, reações esperadas e experiências passadas dos participantes. Por último, conseguimos perceber que a existência de políticas e práticas antidiscriminação e de promoção da inclusão ainda não é uma realidade em grande parte das organizações onde trabalham os participantes, apesar de notarmos uma recente tendência de investimento nestas políticas. A eficácia das mesmas também foi questionada pelos participantes. Apesar disto, estes contribuíram extensivamente com sugestões de medidas a adotar para melhorar a sensibilização e a inclusão.
This Dissertation, developed under the Master’s degree in Human Resources Management by the University of Minho, has as its main objective the investigation of the perceptions of discrimination suffered by gay men in the Portuguese labor market and the analysis of the respective identity management strategies they use to manage their visibility and to try to combat and deal with prejudice. Despite progressive laws to protect and recognize the rights of sexual minorities in Portugal, we continue to live in a society controlled by heteronormative rules and where discrimination persists in numerous contexts, including in the workplace. This research theme is relevant since this area of study remains underdeveloped in the national context. Within the scope of this research, and to answer the research questions and the research objectives, 15 in-depth semi-structured interviews were carried out with gay men with experience in the Portuguese labor market. Subsequently, the collected data about their work realities were treated, analyzed, and discussed in comparison with the literature. As the main conclusions of this study, we emphasize the normalization and devaluation of subtle discrimination in everyday work, justified by cultural, social, and organizational norms that allow the maintenance of heteronormativity and the legitimization of microaggressions against sexual minorities. This discrimination ends up having consequences in terms of personal and work well-being. It was also possible to conclude that the identity management process is complex, continuous, and unique for each person. For the participants in this investigation, the choice of identity management strategy differs considerably in the degree of visibility they choose to give to their sexual orientation in the workplace. These choices are directly influenced by contexts, environments, interpersonal relationships, expected reactions and past experiences of the participants. Finally, we were able to observe that the existence of anti-discrimination and inclusion promotion policies and practices is still not a reality in most of the organizations where the participants work, despite the recent trend of investment in these policies. Their effectiveness was also questioned by the participants. Despite this, they contributed extensively with suggestions for measures to be taken in order to improve awareness and inclusion.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85823
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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