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https://hdl.handle.net/1822/85819
Título: | Design centrado no ser humano em pedidos de medicação: uma abordagem digital à farmácia hospitalar |
Outro(s) título(s): | Human centered design in medication ordering: a digital approach to hospital pharmacy |
Autor(es): | Alves, Sandra Catarina da Silva |
Orientador(es): | Crispim, José António Almeida |
Palavras-chave: | Design centrado no ser humano Farmácia hospitalar Grupo de foco Inovação digital Pedido de medicação Digital innovation Focus group Human centered design Hospital pharmacy Medication ordering |
Data: | 25-Jul-2023 |
Resumo(s): | A presente dissertação aborda a temática da inovação digital em Farmácia Hospitalar utilizando a
metodologia design centrado no ser humano, a qual decorreu nos Serviços Farmacêuticos do Hospital
da Senhora da Oliveira, Guimarães E.P.E. Os Serviços Farmacêuticos têm como principal função garantir
uma disponibilidade adequada de medicamentos e produtos de saúde, funcionando como elo de ligação
aos serviços clínicos. Com o conhecimento de que a inovação digital traz um aumento da qualidade do
serviço tornando as atividades mais simples, estruturadas e seguras, resultando numa melhor eficácia
nas operações trazendo não só resultados internos do serviço, mas também resultados conjuntos com
outros serviços do hospital, o objetivo geral do estudo é promover a farmácia digital. A distribuição de
medicamentos é o denominador comum e a face mais visível da atividade farmacêutica. Neste caso, o
projeto é aplicado aos pedidos de medicação dos serviços de internamento em dose unitária. O circuito
do medicamento atravessa várias classes profissionais, o que implica uma boa gestão nos procedimentos
de modo a garantir a segurança dos doentes e que os recursos não sejam desperdiçados.
Este projeto teve por base a metodologia de design centrado no ser humano, definida com uma
abordagem criativa com foco nos utilizadores atendendo às suas necessidades e requisitos, dividida em
três fases, inspiração, ideação e implementação. Esta metodologia teve recurso a métodos qualitativos
de pesquisa, os quais foram os grupos de foco e observação de processos.
Na totalidade foram realizadas três sessões de grupo de foco, que tiveram como propósitos, identificar
causas e consequências, procurar soluções inovadoras e criar protótipos. Das várias ideias resultaram
três protótipos e os respetivos potenciais benefícios para, de forma inovadora e digital, reduzir o problema
estudado.
A aplicação dos protótipos obriga a desenvolvimentos informáticos e investimentos financeiros, o que
leva a algumas limitações neste estudo, contudo foram efetuadas recomendações e indicações práticas
que apontam melhorar o processo de pedidos de medicação dos serviços de internamento em âmbito
hospitalar. The following dissertation explores the theme digital innovation in Hospital Pharmacy using the methodology human centered design, which took place in the Pharmaceutical Services of the Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães E.P.E. The main function of the Pharmaceutical Services is to ensure an adequate availability of medicines and health products, while also acting as a link between clinical services. With the understanding that digital innovation improves the service quality by making activities easier, more structured, and safer, resulting in better efficiency in operations bringing not only internal service results, but also cooperative results with other hospital services, the overall objective of the study is to promote digital pharmacy. The distribution of medicines is the common denominator and the most visible face of the pharmaceutical activity. In this specific context, the project is applied to medication requests from the inpatient services in unit dose form. The medication circuit involves several professional classes, which requires good management procedures in order to ensure patient safety and prevent waste of resources. This project was based on the methodology of human centred design, defined as a creative approach focusing on users and their needs and requirements, divided into three phases, inspiration, ideation and implementation. This methodology had recourse to qualitive research methods, namely focus groups and process observation. Three focus group sessions were held in total, with the purpose of identifying causes and consequences, exploring innovative solutions, and creating prototypes. The various ideas resulted in three prototypes and the respective benefits for reducing the problem studied in an innovative and digital manner. The application of the prototypes requires computer development and financial investment, which leads to some limitations in this study. However, recommendations and practical indications were made with a view to improve the medication request process in hospital inpatient services. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Trabalho de projeto de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85819 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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