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https://hdl.handle.net/1822/85360
Título: | O caso da Norte-Saúde: avaliação da formação orientada para o controlo ou para a emancipação? |
Autor(es): | Martins, Fernanda Carvalho, André |
Palavras-chave: | Avaliação Controlo Emancipação Formação Saúde |
Data: | 2022 |
Editora: | Instituto Politécnico de Leiria. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) |
Resumo(s): | A área da saúde, alvo de um contínuo e avultado investimento nomeadamente em termos de investigação, é uma área em permanente evolução técnica, tecnológica e científica, o que obriga a uma constante adaptação e atualização por parte dos profissionais de saúde. Igualmente, as exigências atuais relativamente à humanização na prestação de cuidados ao doente requer dos profissionais de saúde uma redobrada capacidade reflexiva no sentido de entender as necessidades e sensibilidades de cada doente. Neste quadro, a formação profissional contínua dos profissionais de saúde emerge como área de relevo, no sentido de responder às necessidades e exigências da atualidade. No entanto, a formação profissional contínua dos profissionais pode servir não só para responder às exigências e necessidades referidas, como também pode cumprir um importante papel ao constituir-se como contributo para a garantia de uma maior autonomia, liberdade e capacidade de emancipação dos profissionais. Tudo depende da forma como se perspetiva a formação e que políticas, práticas e modelos se implementam. Neste trabalho, estudou-se o caso de uma organização de saúde da Região Norte, inserida no âmbito da Administração Pública, e procurou-se, com especial foco, identificar e descrever políticas, práticas e modelos de formação e de avaliação da formação, com o objetivo de dar resposta à pergunta: “A avaliação da formação está orientada para o controlo ou para a emancipação dos formandos-trabalhadores?”. Para isso, realizou-se um estudo de caso, com recorrência a técnicas de investigação como a análise documental, análise de informação de inquéritos por questionários desenvolvidos e implementados pela organização aos formandos e, ainda, entrevistas a pessoas chave no processo de formação. Os resultados obtidos no estudo de caso realizado, dão conta de um modelo de formação e de avaliação da formação mais orientado para o cumprimento de requisitos e normativos legais/formais e para o controlo, regulação e reconhecimento externo, admitindo, no entanto, uma certa componente estratégica e de desenvolvimento pessoal da formação. |
Tipo: | Atas de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85360 |
ISBN: | 978-989-8797-82-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O caso da Norte-Saúde, avaliação da.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |