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https://hdl.handle.net/1822/85120
Título: | Sob o signo da morte do Pai: a psicose de João José Dias em O Que Fazem Mulheres |
Autor(es): | Sousa, Sérgio Guimarães de |
Palavras-chave: | Camilo Castelo Branco O que fazem mulheres Desejo Psicose O “brasileiro” Novela camiliana The "Brazilian" Camillian novel |
Data: | 2014 |
Editora: | Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro) |
Revista: | Convergência Lusíada |
Citação: | Sousa, S. G. de (2014). Sob o signo da morte do Pai. A psicose de João José Dias em O Que Fazem Mulheres. Convergência Lusíada, 29, 165-178. |
Resumo(s): | No imaginário da ficção oitocentista camiliana, o Brasil, por interposta presença do
afortunado brasileiro de torna-viagem, é visto um tanto depreciativamente. Este tipo de
protagonista é, pois, evocativo de um patriarca preconceituoso e cheio de prosápia, muitas vezes
ridículo e, por extensão, grotesco (como é o caso, a título de exemplo, de João José Dias, em O
Que Fazem Mulheres); e ainda, como seria de esperar, de um patriarca capitalista desprovido da
afetividade sentimental (típica dos heróis românticos que pululam nas novelas de Camilo, como
sabemos).
Todavia, confinar a imagem camiliana do Brasil a este tipo de figuras não pouco
broncas e pacóvias é empreender, em boa verdade uma leitura assaz parcial, quando não
superficial, da relevância que o imaginário do Brasil detém na ficção novelesca de Camilo
Castelo Branco. Isso mesmo nos propomos mostrar. Para tanto, focaremos a nossa
atenção em protagonistas tão diversos como o Doutor Francisco Alpedrinha (A Filha do
Doutor Negro), Marta de Prazins (A Brasileira de Prazins) ou ainda Ifigénia (A Queda
Dum Anjo), entre outros. Cada uma destas personagens, a seu modo, comprova uma
singularização do Brasil, o que diz bem do modo múltiplo e, convirá sublinhar,
complexo como Camilo elabora as suas personagens brasileiras. Desta forma se
concluirá que a imagem do Brasil na literatura camiliana não é, em bom rigor, passível
de se conformar a uma visão meramente negativa (e monolítica). Antes pelo contrário.
Camilo coloca personagens brasileiras em contextos estratégicos nas suas novelas, isto
é, em lugares onde a atuação de tais personagens se vem a revelar, ao fim e ao resto,
decisiva no âmbito da economia do enredo e do seu desfecho. Exemplos suficientes
disso não faltam na novela camiliana, como procuraremos evidenciar. In the minds of nineteenth-century fiction camillian, Brazil, filed by the presence of the lucky Brazilian return-trip, is seen somewhat disparagingly. This type of protagonist is therefore evocative of a patriarch prejudiced and full of prosapia often ridiculous and, by extension, grotesque (such as, for example, João José Dias, in O Que Fazem Mulheres); and, as expected, a patriarch capitalist devoid of sentimental affection (typical of romantic heroes in Camilo’s novels, as we know). However, confining the camillian image of Brazil this kind of figures and not just crude and silly undertake is in fact a good read rather partial, if not superficial, the relevance that the imaginary of Brazil holds the novelistic fiction Camilo Castelo Branco. That's right we propose show. Therefore, we will focus our attention on actors as diverse as Francisco Alpedrinha Doctor (A Filha do Doutor Negro), Marta de Prazins (A Brasileira de Prazins) or Iphigenia (A Queda Dum Anjo), among others. Each of these characters in their own way, proves one of singling Brazil, which speaks well of the multiple mode and should be pointed out, complex as Camilo prepares its brazilian characters. Thus will conclude that the image of Brazil in the literature camillian is not, strictly speaking, is likely to conform to a vision merely negative (and monolithic). Quite the contrary. Camilo puts brazilian characters in his novels in strategic contexts, ie, in places where the actions of such characters come to reveal at the end and the rest, decisive within the economy of the plot and its outcome. Enough examples of this abound in the novel camillian as seek evidence. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85120 |
ISSN: | 2316-6134 |
Versão da editora: | http//www.realgabinete.com.br/revistaconvergencialusiada/?p=2410. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
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