Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85033

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMourão, Paulopor
dc.contributor.advisorFigueira, Alexandrapor
dc.contributor.authorFernandes, Ana Teresa Pinto Mirandapor
dc.date.accessioned2023-06-15T15:40:13Z-
dc.date.available2023-06-15T15:40:13Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.date.submitted2023-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85033-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeirapor
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira é realizada a presente dissertação sobre a responsabilidade social empresarial e ética nas empresas, com o objetivo em conhecer e refletir sobre os conceitos de responsabilidade social e da ética, bem como de liderança ética. De seguida, e numa perspetiva de estudo, pretende-se perceber se o consumidor tem conhecimento destas temáticas e se consegue evidenciar algumas das práticas de responsabilidade social no contexto organizacional. Por fim, será também investigado se os consumidores procuram informações sobre os temas, que comportamentos ponderam no momento da tomada de decisão de compra e se conhecem empresas socialmente responsáveis. De referir que os dados foram recolhidos a partir da realização de um inquérito divulgado nas redes sociais. A construção deste questionário teve por base uma entrevista exploratória ao Grupo EDP. Como fontes para o desenvolvimento da presente dissertação serão analisados: livros e artigos científicos, o código de ética do Grupo EDP e o seu website, jornais digitais, com notícias referentes ao modo de atuação da organização, bem como o material de apoio fornecido pelos docentes no percurso académico. No que refere à estrutura, a dissertação será constituída por uma breve revisão da literatura, no que diz respeito aos conceitos de responsabilidade social empresarial, ética e liderança ética. Posteriormente, será apresentado o Grupo EDP, o seu código de ética bem como as suas práticas de responsabilidade social e princípios éticos. Por fim, será elaborada uma análise às respostas obtidas através do inquérito, com vista à exposição de uma opinião fundamentada sobre o impacto que as características socioeconómicas têm na perceção e conhecimento de responsabilidade social empresarial e da ética nas empresas. Uma das principais conclusões, através dos testes realizados, é que a habilitação literária e a faixa etária não têm impacto significativo na procura da informação sobre as iniciativas de responsabilidade social das empresas.por
dc.description.abstractThis dissertation on corporate social responsibility and ethics is carried out within the scope of the Master's Degree in Monetary, Banking and Financial Economics, with the purpose of knowing and reflecting on the concepts of social responsibility and ethics, as well as ethical leadership. Next, and from a study perspective, it is intended to understand whether the consumer is aware of these issues and whether he or she is able to evidence some of the practices of social responsibility in an organizational context. Finally, it will also be investigated whether consumers seek information on the issues, what behaviours they consider when making purchasing decisions and whether they know socially responsible companies. It should be noted that the data were collected from a survey disseminated on social networks. The construction of this questionnaire was based on an exploratory interview with the EDP Group. As sources for the development of this dissertation, the following will be analysed: books and scientific articles the EDP Group's code of ethics and its website, digital newspapers, with news referring to the organization's mode of action, as well as the support material provided by teachers during the academic career. Regarding the structure of the dissertation, it will consist of a brief literature review, related to the concepts of corporate social responsibility, ethics and ethical leadership. Afterwards, the EDP Group, its code of ethics as well as its social responsibility practices and ethical principles will be presented. Finally, an analysis of the answers obtained through the survey will be carried out in order to present a reasoned opinion on the impact that socioeconomic characteristics have on the perception and knowledge of corporate social responsibility and ethics in companies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectEvolução do conceitopor
dc.subjectLiderança éticapor
dc.subjectPráticas de responsabilidade social empresarialpor
dc.subjectSocial responsibilitypor
dc.subjectEthicspor
dc.subjectConcept evolutionpor
dc.subjectEthical leadershippor
dc.subjectCorporate social responsibility practicespor
dc.titleEstudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidorespor
dc.title.alternativeStudy of social responsibility and ethics in companies – an analysis of consumer perceptionpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203318595por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Teresa Pinto Miranda Fernandes.pdfDissertação de Mestrado2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID