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https://hdl.handle.net/1822/85009
Título: | Abordagem multimodal: estratégias de storytelling e gamificação de O Principezinho |
Outro(s) título(s): | Multimodal approach: storytelling and gamification strategies of The Little Prince |
Autor(es): | Gonçalves, Luís Carlos Borges |
Orientador(es): | Araújo, Sílvia |
Palavras-chave: | Narrativa digital Literatura Gamificação Animação Sala de fuga Digital storytelling Literature Gamification Animation Escape room |
Data: | 16-Mai-2023 |
Resumo(s): | Este projeto, motivado pela plataforma Powerbook, pelo incentivo às práticas
literárias, pelo processo transitório do ensino e aprendizagem e pelo crescimento das práticas
gamificadas, debruça-se nas temáticas de gamificação, narrativa e narrativa digital, sala de
fuga e multimodalidade, as quais foram utilizadas tendo em vista uma expansão lúdica do
livro, O Príncipezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. Assim, procedeu-se à elaboração de um
itinerário gamificado, transformando a obra referida de um formato físico, para um digital.
Esta conversão foisustentada por uma sala de fuga, onde se encontram os principais capítulos
do livro em dinâmica de missões, tendo esta sido desenvolvida na plataforma Genially com o
complemento da linguagem de programação Scratch.
Este trabalho tem a perspetiva de criar formas de acesso a uma obra integral e
contribuir para a criação de caminhos de aprendizagem personalizados. Uma das bases deste
projeto, foram as extensões associadas ao Genially, desenvolvidas em JavaScript, pelas
equipas S’cape e Sandbox Educación, que, para além de atribuírem inúmeras e diversificadas
funcionalidades, facilitaram a inserção e organização do conteúdo por camadas. Denota-se
que inerente a estas, surge também a interatividade, que, aliada a conceitos como a
experiência do utilizador, navegabilidade e estética, torna-se um utensílio importante, no
intuito de aumentar a autonomia, potenciar a compreensão da informação e envolver os
alunos na aprendizagem, que surgem também como principais metas do presente projeto. This project, motivated by the Powerbook platform, the encouragement of literary practices, by the transitional process of teaching and learning and the growth of gamified practices, focuses on the themes of gamification, narrative and digital narrative, escape room and multimodality, which were used with a view to a playful expansion of the book, The Little Prince, by Antoine de Saint-Exupéry. Thus, a gamified itinerary was elaborated, transforming the aforementioned work from a physical format to a digital one. This conversion was supported by an escape room, where the main chapters of the book on mission dynamics are located, having been developed on Genially platform with the addition of Scratch programming language. This work has the perspective of creating ways of accessing an integral work and contributing to the creation of personalized learning paths. One of the foundations of this project, was the extensions associated with Genially, developed in JavaScript, by the S’cape and Sandbox Educación teams, which, in addition to providing numerous and diverse functionalities, facilitated the insertion and organization of content by layers. It is noted that inherent to these, interactivity also arises, which, combined with concepts such as user experience, navigability and aesthetics, becomes an important tool, in order to increase autonomy, enhance the understanding of information and involve the students in learning, which are also the main goals of this project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Trabalho de projeto final de mestrado em Humanidades Digitais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85009 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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