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dc.contributor.authorRuiz, Janete Conceição Soares Costapor
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2023-06-02T09:10:47Z-
dc.date.available2023-06-02T09:10:47Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationRuiz, J. e Vieira, M. H. (2018). Entre a palavra, a imaginação e o som: Imagética e metáfora na pedagogia coral infantil. In Carvalho, S., Folletto, C., Lopes, F. & Hiney, A. (Eds) Proceedings of the 1st International Conference “Musichildren. Music for and by children. Perspectives from children, composers, performers and educators”, vol 1, nº 1 (Special Edition), pp. 88-95.por
dc.identifier.issn2795-5990-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84863-
dc.description.abstractA utilização de imagens, metáforas e demais linguagens figurativas tem feito parte da tradição na pedagogia vocal. A maioria das expressões figurativas empregues por maestros e professores destina-se a induzir ajustamentos fisiológicos, bem como acústicos, visando alcançar um som livre de tensões, afinado, ressonante e vibrante. No entanto, e porque quando se dirige a um coro um maestro não pode ter uma acção pedagógica individual para cada coralista, algumas imagens e metáforas parecem ter um efeito positivo no grupo, promovendo neste o desenvolvimento de competências técnicas e de outras, expre4ssivas, que transportam cada cantor para uma dimensão interpretativa, criativa e intangível. Em particular, quando aplicadas na comunicação com um coro infantil, estas expressões surgem como uma ferramenta pedagógica eficaz, se adaptadas à idade, interesses e níveis de desenvolvimento, concorrendo para uma fusão entre o material (a fisicalidade da respiração, da postura, do som) e o imaterial ( a expressão das emoções, dos sentidos do texto literário, a desenvoltura da expressividade musical e a comunicação com o público). A sua eficácia parece resultar do estímulo conjugado da imaginação com a capacidade de comunicação interpessoal. Este artigo tem por base um estudo de caso desenvolvido no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, na Universidade do Minho, no qual, partindo dos depoimentos de jovens coralistas, se discute se e como a linguagem figurativa afecta a sua percepção musical e como ela participa no desenvolvimento das suas competências musicais e vocais, unificando a palavra dita, a imaginação, o corpo, a voz e o som numa realização musical significativa.por
dc.description.abstractThe use of images, metaphors and figurative speech are a traditional resource in vocal pedagogy. Most figurative expressions used by conductors and teachers aim to induce physiological adjustments, as well as acoustics, to produce a free, tuned, resonant and vibrant sound. However, as a conductor cannot have an individual pedagogic action for each and every choral singer, some images and metaphors are reported to have a positive effect on the ensemble, promoting the development of technical and expressive skills, leading each singer into an interpretative, creative and intangible dimension. In particular, when applied in a childrens’ choir, these expressions are an effective pedagogic tool if adapted to age, interest, and development levels, allowing the fusion between the physical (breath, posture, sound) and the non-material (emotion expression, literary meaning, the musicianship and communicative skills development). It's efficiency seems to be the result of the combined stimulation of imagination and interpersonal communication. This paper is based on a Case Study developed on the Ph.D. Program in Children Studies in the University of Minho. Starting with the voice of young singers we discuss if and how figurative speech affects musical perception and how it helps the development of vocal and musical skills, unifying the spoken word, the imagination, the body, the voice and the sound into a musical significant reality.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUA Editorapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectImagéticapor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectCoro infantilpor
dc.subjectPedagogia Coralpor
dc.subjectImagerypor
dc.subjectMetaphorpor
dc.subjectChildren Choirpor
dc.subjectChoral Pedagogypor
dc.titleEntre a palavra, a imaginação e o som: Imagética e metáfora na pedagogia coral infantilpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage88por
oaire.citationEndPage95por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceAveiropor
oaire.citationVolumeVol. 1por
dc.identifier.doi10.34624/musichildren.v0i0.1111por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationProceedings of the 1st International Conference “Musichildren. Music for and by children. Perspectives from children, composers, performers and educatorspor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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