Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84843
Título: | Horta-STOL - Pedra dura e água mole, faça chuva ou faça sol |
Autor(es): | Nobre, Alexandra Martins, Adriana Abreu, João Ismael, Luís |
Palavras-chave: | Educação ambiental Hortas urbanas Biodiversidade vegetal |
Data: | 2023 |
Resumo(s): | A biodiversidade é fundamental para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas e viabilidade da vida na Terra. O uso insustentável dos recursos naturais e o cultivo intensivo de certas plantas levaram à extinção de espécies, ao empobrecimento dos solos e à escassez de água. É urgente conservar a diversidade biológica e, aí, a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental no despertar de consciências e no combate à iliteracia científica. As plantas, ao estarem na base das cadeias alimentares terrestres e funcionarem como sequestradoras de C, são cruciais à manutenção da biodiversidade. Há um ano que adquirimos, no campus, uma pequena horta com fins pedagógicos (para alunos de licenciatura/mestrado e também públicos diversos fora da academia) e como local de experimentação e fonte de recursos para aulas e actividades Scicomm. Cultivamos plantas frutícolas, hortícolas, aromáticas e medicinais, mantemos plantas silvestres comestíveis, fazemos compostagem, desenvolvemos estratégias de gestão racional da água e do espaço, produzimos esponjas vegetais e painços que se comemoram este ano (IYM2023), optimizamos procedimentos de cultivo e correcção de pH do solo, protegemos agentes polinizadores e testamos a co-cultura de diferentes espécies, entre outros. A Horta-STOL conta já com mais de 100 espécies vegetais no seu portefólio, uma dezena de oficinas no local e em instituições públicas de Braga, a criação de um jogo de tabuleiro, visitas de públicos muito diversos (alunos universitários, docentes das Ciências Sociais, campos de férias, escolas de Braga, vizinhos de outras hortas) chegando a mais de 150 pessoas e a participação na NEI22 Braga (1500 visitantes). De referir que também apoiamos uma escola (1º ciclo EB Braga) na criação da sua horta escolar onde as crianças são: (i) apresentadas ao método científico através de experiências simples, (iii) desafiadas a cultivar plantas usadas na cantina e (iii) guiadas no levantamento da biodiversidade do pátio escolar. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84843 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
B11_2.pdf | 712,4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ANobre SciComPT sessao11.pdf | 6,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
SciComPt2023-Livro-de-Resumos.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons