Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84843

TítuloHorta-STOL - Pedra dura e água mole, faça chuva ou faça sol
Autor(es)Nobre, Alexandra
Martins, Adriana
Abreu, João
Ismael, Luís
Palavras-chaveEducação ambiental
Hortas urbanas
Biodiversidade vegetal
Data2023
Resumo(s)A biodiversidade é fundamental para a manutenção e equilíbrio dos ecossistemas e viabilidade da vida na Terra. O uso insustentável dos recursos naturais e o cultivo intensivo de certas plantas levaram à extinção de espécies, ao empobrecimento dos solos e à escassez de água. É urgente conservar a diversidade biológica e, aí, a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental no despertar de consciências e no combate à iliteracia científica. As plantas, ao estarem na base das cadeias alimentares terrestres e funcionarem como sequestradoras de C, são cruciais à manutenção da biodiversidade. Há um ano que adquirimos, no campus, uma pequena horta com fins pedagógicos (para alunos de licenciatura/mestrado e também públicos diversos fora da academia) e como local de experimentação e fonte de recursos para aulas e actividades Scicomm. Cultivamos plantas frutícolas, hortícolas, aromáticas e medicinais, mantemos plantas silvestres comestíveis, fazemos compostagem, desenvolvemos estratégias de gestão racional da água e do espaço, produzimos esponjas vegetais e painços que se comemoram este ano (IYM2023), optimizamos procedimentos de cultivo e correcção de pH do solo, protegemos agentes polinizadores e testamos a co-cultura de diferentes espécies, entre outros. A Horta-STOL conta já com mais de 100 espécies vegetais no seu portefólio, uma dezena de oficinas no local e em instituições públicas de Braga, a criação de um jogo de tabuleiro, visitas de públicos muito diversos (alunos universitários, docentes das Ciências Sociais, campos de férias, escolas de Braga, vizinhos de outras hortas) chegando a mais de 150 pessoas e a participação na NEI22 Braga (1500 visitantes). De referir que também apoiamos uma escola (1º ciclo EB Braga) na criação da sua horta escolar onde as crianças são: (i) apresentadas ao método científico através de experiências simples, (iii) desafiadas a cultivar plantas usadas na cantina e (iii) guiadas no levantamento da biodiversidade do pátio escolar.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84843
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
B11_2.pdf712,4 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANobre SciComPT sessao11.pdf6,28 MBAdobe PDFVer/Abrir
SciComPt2023-Livro-de-Resumos.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID