Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84716
Título: | O ensino da música em regime articulado: Projecto de investigação-ação no conservatório do Vale do Sousa |
Autor(es): | Pacheco, António Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Ensino vocacional da música Ensino genérico da música Ensino de guitarra em grupo Ensino articulado Vocational music education Specialized music education General music education Guitar Group Teaching Music articulated regime of student attendance |
Data: | 2010 |
Editora: | Associação Brasileira de Educação Musical: ABEM |
Citação: | Ribeiro, A. J. e Vieira, M. H. (2010, 28 de Set. a 1 de Out.). O ensino da música em regime articulado: Projecto de investigação-ação no conservatório do Vale do Sousa. In Anais do XIX congresso anual da associação brasileira de educação musical. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, pp. 1424-1434. |
Resumo(s): | A comunicação aqui apresentada resulta do processo de trabalho em curso, em torno do ensino da música em regime articulado numa escola de música do ensino artístico especializado (Conservatório do Vale do Sousa) e numa escola do ensino genérico (pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Pinto de Vasconcelos). Este trabalho de investigação pretende questionar o actual conceito de escola vocacional de música e promover políticas para o desenvolvimento de uma educação artística que contemple um quadro de referências de articulação entre o ensino vocacional e o genérico. Neste sentido, propõe-se, concretamente, desenvolver a literacia musical no Ensino Básico, constatar semelhanças, diferenças, perspectivas e motivações entre o tipo de população escolar que frequenta o ensino vocacional e o genérico, assim como, averiguar da possibilidade de novas práticas pedagógicas do ensino do instrumento em ambos os ramos de ensino. O desenho do estudo assenta numa perspectiva metodológica de Investigação – Acção considerando dois grupos de trabalho diferenciados constituídos por crianças que frequentam o 2º ciclo do Ensino Básico: um do ensino vocacional e outro do ensino genérico. Recorrendo a instrumentos de recolha de dados como registos de observação e áudio, inquérito por questionário, entrevistas semi-estruturadas, fichas sínteses dos sujeitos intervenientes e concerto final, pretende-se a aquisição de dados que, após análise qualitativa, permitam reflectir e obter conclusões sobre o ensino da música e da Guitarra na escola vocacional e na escola genérica. The oral presentation delivered and summarized here results from an ongoing work process around the teaching of music in an articulated regime of student attendance in a music school of specialized education (Conservatório do Vale do Sousa) and in a general school (belonging to the Dr. Manuel Pinto de Vasconcelos School Grouping). This action-research project aims to question the current concept of “vocational school of music” and to promote policies for the development of an artistic education that contemplates a frame of reference of articulation between vocational and general education. In this sense, the goal is to develop music literacy in Basic Education, and to analise similarities, differences, perspectives and motivations between the type of school population that attends vocational education and the general one, as well as to ascertain the possibility of new pedagogical practices of instrumental teaching in both branches of education. The design of the study is based on a methodological perspective of Action-Research and considered two different working groups made up of children attending the 2nd cycle of Basic Education: one of vocational education and the other one of general education. Using data collection instruments such as observation and audio records, questionnaire survey, semi-structured interviews, summary sheets of the participants and final concert recording and observation register, it is possible to acquire data that, after qualitative analysis, may allow to reflect and to obtain conclusions about the teaching of music and guitar in vocational schools and general schools. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84716 |
ISBN: | 978-85-7745-611-6 |
Versão da editora: | http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte2.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pacheco e Vieira_2010 ABEM_Articulado Vale do Sousa.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons