Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84516
Título: | Qual a relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas? |
Autor(es): | Martins, Inês Nunes, Cristiane Lima Capellini, Simone Aparecida Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Competências cognitivo-linguísticas Competências na aprendizagem |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Martins, I., Nunes, C.L., Capellini, S.A. & Carvalho, G.S. (2022) Qual a relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas? In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.59-60 |
Resumo(s): | Introdução: Está descrito, na literatura internacional, que as competências auditivas e as competências cognitivo-linguísticas estão relacionadas entre si e desempenham um papel fundamental na aprendizagem. No entanto, a forma essas competências se relacionam, não é clara. Objetivos: Comparar as respostas auditivas com as competências cognitivo-linguísticas; Identificar as respostas auditivas e cognitivo-linguísticas mais relacionadas. Metodologia: Para a realização deste estudo foi reunida uma amostra, de 157 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, pertencentes a um agrupamento de escolas da zona norte de Portugal. Todas as crianças foram avaliadas com recurso ao Protocolo de Avaliação Informal de Competências Auditivas (PAICA) e ao Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas (PACCL – versão coletiva). Foram calculadas as correlações de Spearman, para níveis de significância de p=0,005 e p=0,001. Resultados: Foram encontradas diversas correlações entre as tarefas do PAICA e as tarefas do PACCL – versão coletiva. Observa-se que três das tarefas do PAICA (Discriminação dos Aspetos Temporais - Duração dos Sons, Memória Auditiva Sequencial Verbal, Separação Binaural - Palavras) encontram-se correlacionadas, de um modo geral, com as tarefas do PACCL – versão coletiva (Escrita do alfabeto em sequência; Cópia de formas; Cálculo matemático; Escrita sob ditado de palavras; Repetição de números em ordem aleatória), para níveis de significância de p=0,05 e p=0,01. Conclusões: Estes Resultados mostram, que o processamento temporal, o processamento binaural e a memória sequencial verbal se encontram correlacionadas com a aprendizagem. Além disso, estes Resultados vão ao encontro da informação descrita na literatura, na qual vários autores salientam a importância destas competências no processo de aprendizagem. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84516 |
ISBN: | 978-972-8952-81-5 |
Versão da editora: | http://eventos.ciec-uminho.org/9cis/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
9CIS_p59-60_CompetenciasCognitivas.pdf | 277,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons