Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84404
Título: | Das ruas aos terreiros: reflexos das raízes populares nas políticas culturais de Arouca |
Outro(s) título(s): | From the streets to the square: reflections of popular roots in Arouca cultural policies |
Autor(es): | Almeida, Maria Teixeira de |
Orientador(es): | Ribeiro, Rita |
Palavras-chave: | Arouca Cultura Cultura popular Políticas culturais Culture Culture policies Folk culture |
Data: | 23-Jan-2023 |
Resumo(s): | Integrado no Mestrado em Sociologia, com especialização em Cultura, Lazer e Turismo, o
presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular realizado na Câmara Municipal de
Arouca. Compreendendo a cultura popular como um fenómeno multifacetado, esta investigação
propôs-se a explorar as linguagens populares das políticas culturais de Arouca e, mais especificamente,
entender o envolvimento dos parceiros culturais na organização e desenvolvimento de projetos; analisar
o papel das políticas culturais na promoção da cultura local; entender os diferentes processos de
apropriação, ressignificação e recontextualização da cultura popular; compreender o papel do poder
autárquico na valorização e salvaguarda da cultura local; analisar e descrever eventos culturais e
explorar as dinâmicas socioculturais intrínsecas aos diversos eventos. Até então uma temática pouco
explorada no concelho, este relatório visa averiguar a forma como a cultura popular é integrada nas
diferentes atividades culturais do município de Arouca.
Atualmente, a cultura popular está suscetível a um conjunto de processos de mercantilização e
apropriação cultural que transformam esta esfera num espaço ativo de dominação e resistência
cultural. Sempre em constante comunicação com a cultura erudita e a cultura de massas, a cultura
popular é continuamente reinventada na arena cultural para se adaptar aos padrões das elites e às
exigências do mercado. Numa tentativa de analisar este fenómeno nas políticas culturais de Arouca,
partiu-se dos conceitos de “cultura” e “cultura popular” para traçar as dinâmicas de
apropriação/dominação e de massificação cultural presentes nas práticas do município.
Partindo então deste pressuposto, elaborou-se um quadro alargado de análise das políticas
culturais arouquenses e foram analisados quatro casos práticos: o Festival da Castanha, o Concerto de
Natal, a Queima do Velho e os espetáculos “A Eira das Bruxas” e “O Poço do Bispo”. Através da
entrevista e da observação direta, fez-se uma análise indutiva com enfoque nos vários fatores,
contextos e processos implícitos aos eventos e políticas culturais em estudo. Com base nesta recolha
de dados, foram identificadas as diferentes formas como a cultura popular é apropriada e incorporada
nas manifestações culturais do concelho. As part of the master degree in Sociology with specialization in Culture, Leisure and Tourism, this report was carried out within the scope of the curricular internship at Arouca’s town hall. Understanding folk culture as a multifaceted phenomenon, this research set out to explore the popular languages of Arouca’s cultural policies and, more specifically, to understand the involvement of cultural partners in the organization and development of projects, to analyse the role of cultural policies in promoting local culture, to understand the different processes of appropriation, resignification and recontextualization of popular culture, to understand the role of municipal power in valuing and safeguarding local culture, analysing and describing cultural events and exploring the sociocultural dynamics intrinsic to the various events. Therefore a subject little explored in the city, this report aims to investigate how folk culture is integrated in different cultural activities of Arouca’s municipality. Currently, folk culture is susceptible to a set of processes of commodification and cultural appropriation that transform this sphere into an active space of domination and cultural resistance. Always in constant communication with high culture and mass culture, folk culture is continually reinvented in cultural arena to adapt to elite standards and market demands. In an attempt to analyse this phenomenon in Arouca’s cultural policies, the starting point was “culture” and “folk popular” concepts to trace the dynamics of appropriation/domination and cultural massification in the municipal’s practices. Based on this assumption, a broad framework for the analysis of Arouca’s cultural policies was elaborated and four practical cases were analysed: Festival da Castanha, Concerto de Natal, Queima do Velho and “A Eira das Bruxas” and “O Poço do Bispo” shows. Through the interview and direct observation, an inductive analysis was carried out focusing on various facts, contexts and processes implicit in cultural events and policies under study. Based on this data collection, folk cultures were identified as appropriated and integrated into cultural manifestations of “other cultures” type. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Sociologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84404 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CICS-UMINHO - Dissertações de Mestrado / MSc Dissertations DS - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Teixeira de Almeida.pdf | 4,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons