Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84393

TítuloHypatiamat: a funcionalidade de multijogador em jogos online
Autor(es)Costa, João da Cunha e
Orientador(es)Ramalho, José Carlos
Pinto, Ricardo Manuel Neves
Palavras-chaveHypatiamat
Matemática
Jogos
Multijogador online
Math
Games
Online multiplayer
Data13-Dez-2022
Resumo(s)O desempenho escolar na área da Matemática é uma preocupação crescente junto da comunidade educativa, tendo em conta o elevado insucesso escolar e correspondente abandono escolar precoce. Os professores tentam perceber qual a melhor forma para captar a atenção dos alunos ou incutir um maior interesse nestes relativamente a esta disciplina. Para além das técnicas utilizadas no ensino da matéria, os professores começam a aderir cada vez mais às novas tecnologias que auxiliam o ensino, uma vez que, estas permitem captar uma maior atenção por parte das crianças e jovens que, desde cedo, estão familiarizadas com as tecnologias atuais. O Hypatiamat é um projeto, orientado mais em específico para alunos do 1º ao 9º ano, cujo principal objetivo passa por despertar, junto dos alunos, o gosto pela Matemática e consequentemente aumentar o aproveitamento escolar nesta disciplina. Para este efeito, esta plataforma fornece diversos conteúdos hipermédia como explicações, resumos, aplicações, jogos, etc. Para além disso, esta plataforma realiza periodicamente diversos campeonatos com alguns dos seus jogos para milhares de alunos. No entanto, estes pecam por não possuírem a opção de multijogador online, o que dificulta a sua realização e impossibilita que os utilizadores possam jogar entre si os diversos jogos da plataforma de forma remota. Deste modo, esta dissertação centra-se na implementação deste modo multijogador online num dos jogos do Hypatiamat, para futuramente servir como modelo de um guião a ser implementado nos restantes jogos que a plataforma Hypatiamat possui.
School performance in Mathematics is a growing concern within the educational com munity: everyone is worried about the school failure and the corresponding early school leaving. Teachers are concerned with questions about what is the best way to capture the students’ attention in this subject. Moreover, in addition to the techniques they already use, teachers are increasingly embracing new technologies that aid in teaching, as they allow them to capture more attention from children and young people who are familiar with technology from an early age. Hypatiamat is a project that aims to awaken in students a taste for Mathematics and consequently increase school success in this subject, being oriented more specifically to students from 1st to 9th grade. For this purpose, this platform provides several hypermedia contents such as explanations, summaries, applications, games, etc. In addition, this platform periodically holds several championships with some of its games for thousands of students. However, these do not currently support any online multiplayer functionalities, which makes it difficult to hold these championships and makes it impossible for users to play the platform’s various games remotely. Having said this, this dissertation focuses on the implementation of this online multiplayer mode in one of the Hypatiamat games, with the purpose of serving as a model of a guide to be followed in the future in the implementation of these same functionalities in the other games that the Hypatiamat platform has.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84393
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joao da Cunha e Costa.pdf4,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID