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https://hdl.handle.net/1822/84393
Título: | Hypatiamat: a funcionalidade de multijogador em jogos online |
Autor(es): | Costa, João da Cunha e |
Orientador(es): | Ramalho, José Carlos Pinto, Ricardo Manuel Neves |
Palavras-chave: | Hypatiamat Matemática Jogos Multijogador online Math Games Online multiplayer |
Data: | 13-Dez-2022 |
Resumo(s): | O desempenho escolar na área da Matemática é uma preocupação crescente junto
da comunidade educativa, tendo em conta o elevado insucesso escolar e correspondente
abandono escolar precoce. Os professores tentam perceber qual a melhor forma para captar
a atenção dos alunos ou incutir um maior interesse nestes relativamente a esta disciplina.
Para além das técnicas utilizadas no ensino da matéria, os professores começam a aderir cada
vez mais às novas tecnologias que auxiliam o ensino, uma vez que, estas permitem captar
uma maior atenção por parte das crianças e jovens que, desde cedo, estão familiarizadas
com as tecnologias atuais.
O Hypatiamat é um projeto, orientado mais em específico para alunos do 1º ao 9º ano,
cujo principal objetivo passa por despertar, junto dos alunos, o gosto pela Matemática e
consequentemente aumentar o aproveitamento escolar nesta disciplina.
Para este efeito, esta plataforma fornece diversos conteúdos hipermédia como explicações,
resumos, aplicações, jogos, etc. Para além disso, esta plataforma realiza periodicamente
diversos campeonatos com alguns dos seus jogos para milhares de alunos. No entanto, estes
pecam por não possuírem a opção de multijogador online, o que dificulta a sua realização e
impossibilita que os utilizadores possam jogar entre si os diversos jogos da plataforma de
forma remota.
Deste modo, esta dissertação centra-se na implementação deste modo multijogador online
num dos jogos do Hypatiamat, para futuramente servir como modelo de um guião a ser
implementado nos restantes jogos que a plataforma Hypatiamat possui. School performance in Mathematics is a growing concern within the educational com munity: everyone is worried about the school failure and the corresponding early school leaving. Teachers are concerned with questions about what is the best way to capture the students’ attention in this subject. Moreover, in addition to the techniques they already use, teachers are increasingly embracing new technologies that aid in teaching, as they allow them to capture more attention from children and young people who are familiar with technology from an early age. Hypatiamat is a project that aims to awaken in students a taste for Mathematics and consequently increase school success in this subject, being oriented more specifically to students from 1st to 9th grade. For this purpose, this platform provides several hypermedia contents such as explanations, summaries, applications, games, etc. In addition, this platform periodically holds several championships with some of its games for thousands of students. However, these do not currently support any online multiplayer functionalities, which makes it difficult to hold these championships and makes it impossible for users to play the platform’s various games remotely. Having said this, this dissertation focuses on the implementation of this online multiplayer mode in one of the Hypatiamat games, with the purpose of serving as a model of a guide to be followed in the future in the implementation of these same functionalities in the other games that the Hypatiamat platform has. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84393 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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