Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84360
Título: | A música no jardim de infância e na creche como elemento de aproximação intergeracional |
Outro(s) título(s): | Music in kindergarten and nursery school as an element of intergenerational approximation La música en los jardines de infancia y guarderías como elemento de aproximación intergeneracional |
Autor(es): | Silva, Marcela Catarina Vieira Pacheco, António |
Palavras-chave: | Música e gerações Intergeracionalidade Educação de infância Music and generations Intergenerationality Early childhood education Música y generaciones Intergeneracionalidad Educación infantil |
Data: | 29-Abr-2023 |
Revista: | Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE) |
Citação: | Silva, M. C. V., e Ribeiro, A. J. P. A Música no Jardim de Infância e na creche como Elemento de Aproximação Intergeracional. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 466–483, 2023. DOI: 10.51891/rease.v9i4.9231. |
Resumo(s): | O projeto A Música no Jardim de Infância e na Creche como Elemento de Aproximação
Intergeracional foi desenvolvido no âmbito de Creche e Jardim de Infância e integrado no
ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré Escolar do Instituto de Educação da
Universidade d o Minho. Este trabalho surgiu do interesse das crianças pela música e pelo
facto da instituição onde foi realizado o estágio pedagógico possuir uma valência de C entro
de D ia com a qual se faziam atividades conjuntas. Neste sentido pretendi que fossem
desenvolvidas relações entre crianças e idosos utilizando a música como elemento de
aproximação. Os objetivos foram os seguintes: ( avaliar o papel da música nas relações
intergeracionais; ( aproximar crianças e idosos através da música, detetando pontos de
interesse comuns; ( promover a convivência intergeracional e a interação entre crianças
e idosos; ( estimular a partilha entre grupos intergeracionais; e, ( sensibilizar as crianças
para a música No que concerne à metodologia de investigação, foi utilizada a Investigação
Ação tendo como instrumentos de recolha de dados a observação, o registo fotográfico e
vídeo e a entrevista. Quanto aos resultados obtidos, foi possível aproximar crianças e idosos,
ambos os grupos ficaram a conhecer um pouco mais da sua cultura. Confirmou se, ainda,
existirem pontos de interesse comuns proporcionados através da música, tais como o gosto
de ouvir música, cantar e dançar, assim como a partilha de momentos de diversão. Durante
o projeto, ambos os grupos intergeracionais mostraram se participativos, entusiasmados,
motivados e envolvidos nas diferentes atividades, demonstrando interesse na proposta de
trabalho. A música possibilitou assim, o despertar de novas relações imbuídas de afetos,
sentimentos e carinhos promovendo a socialização entre os grupos. The project Music in Kindergarten and Nursery School as an Element of Intergenerational Approximation approach was developed within the scope of Kindergarten and Day Care Centre and integrated in the study cycle of the Master's Degree in Preschool Education of the Institute of Education of the University of Minho. This project arose from the children's interest in music and the fact that the institution where the pedagogical training period was carried out had a Day Centre with which joint activities were carried out. In this sense, i intended to develop relationships between children and elderly people using music as an element of closeness. The objectives were as follows: (i) to assess the role of music in intergenerational relationships; (ii) to bring children and older people closer together through music, by detecting common points of interest; (iii) to promote intergenerational coexistence and interaction between children and older people; (iv) to encourage sharing between intergenerational groups; and, (v) to raise children's awareness of music. With regard to the research methodology, action-research was used with observation, photographic and video recording and interviews as data collection tools. As regards the results obtained, it was possible to bring children and the elderly closer together, and both groups got to know a little more about their culture. It was also confirmed that there are common points of interest provided through music, such as the taste for listening to music, singing and dancing, as well as sharing moments of fun. During the project, both intergenerational groups were participatory, enthusiastic, motivated and involved in the different activities, showing interest in the work proposal. Music thus enabled the awakening of new relationships imbued with affection, feelings and care, promoting socialization between groups. El proyecto La Música en el Jardín de Infancia y en la Guardería como Elemento de Aproximación Intergeneracional se desarrolló en el contexto del Jardín de Infancia y de la Guardería y se integró en el ciclo de estudios del Máster en Educación Preescolar del Instituto de Educación de la Universidad de Minho. Este trabajo surgió a partir del interés de los niños por la música y del hecho de que la institución donde se realizó el período de formación pedagógica disponía de un Centro de Día con el que se realizaban actividades conjuntas. En este sentido, pretendía desarrollar relaciones entre niños y ancianos utilizando la música como elemento de proximidad. Los objetivos eran los siguientes: (i) valorar el papel de la música en las relaciones intergeneracionales; (ii) acercar a niños y mayores a través de la música, detectando puntos de interés común; (iii) promover la convivencia e interacción intergeneracional entre niños y mayores; (iv) estimular el intercambio entre grupos intergeneracionales; y, (v) sensibilizar a los niños hacia la música. En cuanto a la metodología de la investigación, se utilizó la Investigación-Acción con la observación, la grabación fotográfica y de vídeo y las entrevistas como herramientas de recogida de datos. En cuanto a los resultados obtenidos, se consiguió acercar a los niños y a los ancianos, y ambos grupos conocieron un poco más su cultura. También se confirmó que existen puntos comunes de interés proporcionados a través de la música, como el gusto por escuchar música, cantar y bailar, así como compartir momentos de diversión. Durante el proyecto, ambos grupos intergeneracionales se mostraron participativos, entusiastas, motivados e implicados en las diferentes actividades, mostrando interés por la propuesta de trabajo. La música permitió así despertar nuevas relaciones impregnadas de afecto, sentimientos y cariño, promoviendo la socialización entre los grupos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84360 |
DOI: | 10.51891/rease.v9i4.9231 |
ISSN: | 2675-3375 |
Versão da editora: | https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9231/3614 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A+MÚSICA+NO+JARDIM+DE+INFÂNCIA+E+NA+CRECHE+COMO+ELEMENTO+DE+APROXIMAÇÃO+INTERGERACIONAL.pdf | 894,94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons